Agricultores familiares no município de Bocaiúva – MG e suas relações com a feira e o mercado como alternativa de renda e espaço de vivência

Autores

  • Lucas dos Reis Teixeira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ana Ivania Alves Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Kathia Lilianne Vieira Instituto Superior de Educação de Montes Claros
  • Vanessa Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Feira. Mercado Municipal. Agricultura Familiar. Espaço Social.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a importância social e econômica da feira no mercado municipal de Bocaiúva para a agricultura familiar deste município. Neste trabalho foram feitas abordagens de alguns elementos caracterizadores da agricultura familiar e sua importância, bem como a realidade da feira e o cotidiano desses agricultores. Dentre as inúmeras dificuldades que permeiam a agricultura familiar estão à dificuldade de acesso a mercados e a comercialização de sua produção, ainda sendo um dos maiores desafios. Neste sentido destacamos a feira e o mercado. O mercado como um espaço próprio do agricultor e a feira e por ser uma alternativa a mais para a geração de renda e escoação de sua produção. Ao fazermos a abordagem sobre os agricultores, buscamos também expor sobre as principais políticas públicas destinadas a agricultura familiar, entre elas a previdência social, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o recém criado através CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e sua importância na vida dos agricultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas dos Reis Teixeira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduado em Geografia Instituto Superior de Educação de Montes Claros – Isemoc. Pós-graduando em Gestão Ambiental e Ecologia – Unimontes.

Ana Ivania Alves Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutoranda da Universidade Estadual Paulista – Unesp Rio Claro. Mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Bolsista da Fapemig e membro da equipe multidisciplinar do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA/UNIMONTES.

Kathia Lilianne Vieira, Instituto Superior de Educação de Montes Claros

3Graduada em Geografia Instituto Superior de Educação de Montes Claros – Isemoc.

Vanessa Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e realiza estudos na área de agricultura familiar e suas diversidades.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. 2ª edição, Campinas: SP. Ed. Unicamp. 1998.

ABRAMOVAY, Ricardo. Uma nova extensão para a agricultura familiar. Seminário de Assistência Técnica e extensão rural: Brasília - DF, 1997.

BARBOSA, C.C. A feira, a cidade e o turismo: conceito, definições e relações com o lazer e a cultura em Montes Claros-MG. Uberlândia, 2002. (Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade

Federal de Uberlândia.)

DENARDI, Reni Antônio. Agricultura familiar e políticas públicas: alguns dilemas e desafios para o desenvolvimento rural sustentável. Revista Agroecológica Porto Alegre, julho - 2001.

GUAZANROLI, Carlos Eduardo. [et al] Agricultura familiar e reforma agrária no século XXI. RJ, Gramonci, 2001.

SANTOS, Milton, 2001. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da USP, 2002 (Coleção Milton Santos; 1)

SCHENEIDER, Sérgio. Agricultura familiar e desenvolvimento local. / Desenvolvimento rural: Tendências e debates contemporâneos / Organização José Marcos Froehlicg, Vivien Diesel – Ijuí: Ed.Unijui, 2006.

Sites:

www.conab.gov.br/agricultrafamiliar/PAA - acesso em 15 de setembro de 2007.

www.mds.gov.br – acesso em 29 de setembro de 2007.

www.pronaf.gov.br – acesso em 29 de setembro de 2007.

Downloads

Publicado

2009-10-31

Como Citar

TEIXEIRA, L. dos R.; FONSECA, A. I. A.; VIEIRA, K. L.; FONSECA, V. Agricultores familiares no município de Bocaiúva – MG e suas relações com a feira e o mercado como alternativa de renda e espaço de vivência. Revista Cerrados, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 111–128, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2940. Acesso em: 20 maio. 2024.