Perspectivas de futuro dos jovens do Projeto Jaíba no Norte de Minas Gerais

Autores

  • Alex Douglas Martins Demier Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rômulo Soares Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Projeto Jaíba. Juventude rural. Agricultura familiar.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre as perspectivas de futuro dos jovens do Projeto Jaíba, localizado no município de Mocambinho – MG. Procurou-
se analisar os aspectos relevantes da vida das novas gerações rurais, a repercussão do processo de êxodo rural, principalmente entre as mulheres, e a
conseqüente masculinização da juventude, uma vez que alguns aspectos da vida rural no Jaíba não oferecem atrativos e condições de sobrevivência condizentes com as expectativas dos jovens entrevistados. Através de um roteiro de entrevistas, aplicado individualmente aos jovens, foram coletadas informações e opiniões de 31 jovens de ambos os sexos, residentes em áreas distintas do Projeto. Os dados mostram jovens com bom índice de escolaridade e baixa renda, convivendo no seio familiar, e com projetos de vida, em sua maioria, completamente desvinculados da agricultura. As informações obtidas permitem observar uma baixa expectativa quanto à vida no meio rural do Jaíba e uma profunda insatisfação diante da realidade do campo, trazendo implicações para o futuro dos jovens que vivem no Projeto Jaíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Douglas Martins Demier, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Bacharel em Ciências Sociais – UNIMONTES.

Rômulo Soares Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor em Sociologia – CPDA/UFRRJ. Prof. Depto de Ciências Sociais - UNIMONTES.

Referências

ABRAMOVAY, R.; et all. Juventude e Agricultura Familiar: Desafios dos Novos Padrões Sucessórios. Santa Catarina: UNESCO, 1998.

ABRAMOVAY, R. e CAMARANO, A.A. Êxodo Rural, Envelhecimento e Masculinização no Brasil: Panorama dos Últimos 50 Anos. Texto Para Discussão nº. 621. Rio de Janeiro: IPEA, 1999.

BARBOSA, R. S. Perfil Agropecuário do Norte de Minas: uma análise a partir da base de dados produzida pela pesquisa “O Novo Retrato da Agricultura Familiar: o Brasil redescoberto”. Montes Claros-MG, 2002.

BIELSCHOWSKY, R. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

BRAMBILLA, H. In: Revista Catolicismo. Edição: Set. 2006. Disponível em <http://www.catolicismo.com.br> Acesso em: 06 set. 2006.

CARNEIRO, M.J. O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário dos jovens rurais. In: TEIXEIRA DA SILVA, F.C. SANTOS, R.; COSTA, L.F. de C., (org.) Mundo rural e Política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p.95-117.

CASTRO, E.G. Sonhos, desejos e a “realidade”: herança, educação e trabalho de “jovens rurais” da Baixada Fluminense/RJ. Apresentação no I Simpósio Internacional de Juventude brasileira – JUBRA, Rio de janeiro: UFRJ, out./ 2004.

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E PARNAÍBA; EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Relatório Anual de Produção 2005. Montes Claros, 2005. 50 p

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Relatório de Acompanhamento da Produção. Jaíba, 2006. 20 p

DINIZ, C.C. Desenvolvimento poligonal no Brasil: nem desconcentração nem contínua polarização, Nova Economia, v.3, n.1. Belo Horizonte: UFMG/FCE/DCE, 1993.

FUNDAÇÃO MINEIRA DE COLONIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Relatório Etapa II Projeto Jaíba, 2006. 25 p

FURTADO, C. Celso Furtado e o Desenvolvimento Regional. José Sydrião de Alencar Júnior (organizador); Ricardo Bielschowsky...[et al.]. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2005.

______. O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, 1974.

GIL. A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.

GUANZIROLI, C.H. et al. Agricultura Familiar no Brasil: Uma Análise do Censo Agropecuário de 95/96: Brasília, Projeto de Cooperação Técnica INCRA/FAO. 2000.

GRAZIANO DA SILVA, J. A Nova Dinâmica da Agricultura Brasileira. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1998. 211p.

OLIVEIRA, M.F.M. de. O Processo de Desenvolvimento de Montes Claros (MG), sob a Orientação da SUDENE. 1996, 199 f. Dissertação. (Mestrado em História Econômica) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade

de São Paulo, São Paulo.

OLIVEIRA, M.F.M. de e RODRIGUES, L. (org.). Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Ed. Unimontes, 2000, 428 p.

OLIVEIRA, P. de S. Metodologia das ciências humanas. São Paulo: Editora Hucitec. 2001.

RODRIGUES, L. Potencial da Agricultura Irrigada como Indutora do Desenvolvimento Regional: o caso do Projeto Jaíba no Norte de Minas Gerais. In: Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2001,

v. 32, n. 2, p. 206 a 232.

SANTOS, G.R. dos. Da Produção de Subsistência à Agricultura Moderna – Socialização e Preparação para o Trabalho no Projeto Jaíba. 2003, 202 f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SPANEVELLO, R.M. Jovens Rurais do Município de Nova Palma – RS: Situação Atual e Perspectivas. 2003.147 f. Dissertação (Pós-graduação em extensão rural) universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2003.

SOARES, C.C. O Caráter Social e as Perspectivas de Adaptação da Pequena Produção Inserida em Projetos de Concepção Técnica: o Caso do Projeto Jaíba. Lavras: UFLA, 1999, 114p.

STROPASOLAS, V.L. Juventude Rural: Uma Categoria Social em Construção. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, Rio de Janeiro, 2004.

WEISHEIMER, N. Juventudes Rurais: Mapa de Estudos Recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005. 76 p.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Como Citar

DEMIER, A. D. M.; BARBOSA, R. S. Perspectivas de futuro dos jovens do Projeto Jaíba no Norte de Minas Gerais. Revista Cerrados, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 109–130, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2930. Acesso em: 19 abr. 2024.