Educação Ambiental e Ensino de Geografia: Entre o Cotidiano e a Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222321330

Palavras-chave:

Educação Ambeintal, Ensino de Geografia, Prática Pedagógica

Resumo

O presente trabalho nasce a partir de questionamentos sobre os impactos ambientais urbanos, feito pelos alunos do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola pública da cidade de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso, durante a aula de geografia. Destaca-se que, ao abordar questionamentos que referiam-se ao meio ambiente e ações antrópicas, os alunos pontuaram algumas problemáticas que os mesmos vivenciavam no seu dia a dia, com isso, emergiu a necessidade de se pensar a educação ambiental como prática pedagógica, partindo da sala de aula e indo ao encontro da realidade dos alunos. Neste contexto, visando sanar as dúvidas dos alunos e promover o debate atravessado por uma prática que não se restringisse somente a sala, buscou-se discutir sobre a educação ambiental e sua importância para a construção da cidadania, tomando como base para analise o próprio cotidiano dos alunos. Com isso, foi possível perceber, primeiramente que poucos alunos conheciam a importância da educação ambiental, já outros, por fatores estruturais, com falta de recursos ou acesso a informações adequadas não tinham ouvido falar, mas reconheciam a importância da preservação ambiental para a manutenção da vida no planeta.

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Biografia do Autor

Ariel Costa Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduação em Geografia (UFMT, 2015), Mestrado em Geografia (UFMT, 2017) e Doutorado em Geografia (UFGD, 2022).  Professor  da Universidade Federal de Rondonópolis, no Departamento de Geografia.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Santos, A. C. (2022). Educação Ambiental e Ensino de Geografia: Entre o Cotidiano e a Sala de Aula. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 321–330. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222321330

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências