Conhecimentos tradicionais e agrobiodiversidade Kokama: o caso da Comunidade Indígena Kokama Sapotal - Tabatinga-Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg26752395202222439

Palavras-chave:

Conhecimentos Tradicionais, Agrobiodiversidade, Indígena Kokama

Resumo

Buscamos neste trabalho apresentar o uso dos conhecimentos tradicionais como prática cultural adotado sobre a agrobiodiversidade Kokama, com a finalidade de compreender suscintamente o seu uso diário e importância num determinado espaço de convivência indígena. Partimos da ideia de que os conhecimentos tradicionais promovem (na agrobiodiversidade) a atividade agrícola e de subsistência. Em contrapartida, o referido trabalho teve como principal objetivo descrever o uso dos conhecimentos tradicionais sobre a agrobiodiversidade na Comunidade Indígena Kokama Sapotal. Para alcançar os resultados esperados, foi necessário realizar algumas atividades de estudo, a saber: levantamento e leitura bibliográfica, pesquisa de campo e entrevistas. Os resultados apontam e revelam que na Comunidade Indígena Kokama Sapotal a agricultura familiar é a principal atividade de subsistência, uma vez que por meio dessa atividade os conhecimentos tradicionais e a agrobiodiversidade se relacionam intensa e reciprocamente. E por meio dessa “relação” se desvelam uma diversidade de plantas cultivadas anualmente na comunidade, como, a: banana, mandioca, macaxeira, milho etc. Conclui-se, por os conhecimentos tradicionais serem tão importante e de grande utilidade para os indígenas Kokama nas comunidades para com e sobre a agrobiodiversidade, este conhecimento, prática cultural, por ora são repassados de geração em geração através da oralidade, prática ou imitação.

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Biografia do Autor

Brian Angelo Sandoval Sanches, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Geografia, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Integrante do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (NESAM/CESTB/UEA) e do Núcleo de Cartografia Social da Amazônia (NCSA/CESTB/UEA).

Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (UEA/CESTB), do curso de Geografia . Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (ICET/UFAM). Graduação e Mestrado em Geografia (Amazônia-Território e Ambiente), Doutorado em Biotecnologia -  Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia - NESAM (UEA/CESTB).

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Sandoval Sanches, B. A., & Rodrigues Billacrês, M. A. (2022). Conhecimentos tradicionais e agrobiodiversidade Kokama: o caso da Comunidade Indígena Kokama Sapotal - Tabatinga-Amazonas. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 24–39. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202222439

Edição

Seção

Dossiê - Geografia Agrária