Estudo Cartográficoda cidade vivida pela população em situação de rua de Londrina/PR
DOI:
10.46551/rvg267523952025179105Palavras-chave:
Exclusão, População de rua, Pesquisa ação , Direito à Cidade, LondrinaResumo
A produção da cidade, marcada pela exclusão, impede que diversos grupos tenham acesso à moradia adequada, relegando-os à informalidade e negando-lhes o direito à cidade. Tendo como recorte espacial Londrina/PR, este estudo investiga como a população em situação de rua (PSR) percebe e experiencia a cidade. Através da pesquisa-ação, com observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo, buscamos compreender a cidade a partir da perspectiva da PSR, revelando uma realidade muitas vezes invisível para a população em geral. Os resultados indicaram que a PSR vivencia a cidade de forma distinta, destacando a falta de acesso a serviços básicos, a estigmatização e a invisibilização. A pesquisa demonstra a importância de ouvir as vozes da população em situação de rua para construir uma cidade mais justa e inclusiva.
Downloads
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA - MDHC. População em situação de rua: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registros administrativos e sistemas do Governo Federal. Brasília, agosto de 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/populacao-em-situacao-de-rua/publicacoes/relat_pop_rua_digital.pdf> . Acesso em: 22/12/24
CARLOS, A. F. A. A (re)produção do espaço urbano. 2ª. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática, 1989.
CORRÊA, R. L. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço: um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri et. al. A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios, São Paulo: Contexto, 2011.
BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
FANON, F. Os condenados da terra. Lisboa: Ulissea, 1969.
GOHN, M. da G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Ed. Loyola, 2008
KOWARICK, L. Capitalismo e marginalidade na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975
LENCIONI, S. OBSERVAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE CIDADE E URBANO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 12, n. 1, p. 109–123, 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74098>. Acesso em: 1 set. 2024.
LONDRINA. Secretaria Municipal de Assistência Social. RELATÓRIO DE ATENDIMENTO PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL. 2018, 2019 E 20201. Londrina, 2021. Disponível em: <https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-assistencia/dpse/centro-pop/37487-relatorio-de-atendimento-centro-pop/file>. Acesso em 22/12/24.
LUKÁCS, G. A consciência de classe. In: VELHO, Otávio Guilherme; PALMEIRA, Moacir G. S.; BERTELLI, Antônio R. (orgs). Estrutura de classe e estratificação social. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.
MARICATO, E. Para entender a crise urbana. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MIRAFTAB, F. Insurgência, planejamento e a perspectiva de um urbanismo humano. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Recife, v. 18, n. 3, p. 363-377, set./dez. 2016. Disponível em: <https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5499>. Acesso em: 30 set. 2023.
NATALINO, M. Nota Técnica. Estimativa Da População em Situação de Rua no Brasil (2012-2022). Brasília, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11604/1/NT_Estimativa_da_Populacao_Publicacao_Preliminar.pdf>. Acesso em: 22/12/24.
ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: Assembleia Geral da ONU, 1948.
REASON. P.; BRADBURY, H (eds.) The SAGE Handbook of Action Re- search. London, Thousand Oaks, New Delhi: SAGE, 2006.
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. Hucitec: São Paulo, 1997.
SINGER, A. Raizes Sociais e ideológicas do lulismo. Novos estudos CEBRAP nº 85. São Paulo, 2009.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Janaina Minikowski Achete, Vera Lucia Tieko Suguihiro, Alan Alves Alievi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.