Do Brasil à Moçambique: um olhar da participação popular na luta pelo direito à cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520241265285

Palavras-chave:

Direito à Cidade, Participação, Empoderamento

Resumo

As cidades do mundo uma reprodução consolidada pelo modelo neoliberal, carregando consigo uma colonização da terra urbana e da habitação como um capital financeiro, fazendo com que as cidades deixem de desempenhar a sua função de espaço social e passem a ser um potencial ativo financeiro. Este arquétipo de pensar e reproduzir as cidades, as colocam numa situação de capturadas, manipuladas e reorganizada para atender os interesses mercadológicos. Quando temos a produção desta cidade oculta, igualmente estamos perante a um grupo de cidadãos que lhe são excluídos de usufruir do Direito à cidade.O objectivo do estudo, de perceber como é que o Brasil e Moçambique por meio da participação popular/movimentos lutam para o Direito a Cidade. Buscando uma reflexão entorno de algumas diferenças e semelhanças entre estes dois contextos no âmbito da participação popular da luta pelo Direito a Cidade. Metodologicamente o artigo assenta-se numa abordagem qualitativa comparativa.O resultado aponta para a necessidade dos cidadãos se imporem e conquistarem os espaços de tomada decisão para alcançar o Direito à Cidade; a necessidade de mobilização e publicação dos conceitos do Direito a Cidade tanto para os cidadãos, para os  movimentos sociais, e para as universidades como forma de apropriação deste direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Abudo Momade Ali, Universidade Católica de Moçambique

Doutor em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Gestão do Desenvolvimento, Universidade Católica de Moçambique. Professor investigador na Universidade Católica de Moçambique. Director Geral do Instituto de Estudos Urbanos e Rural-Moçambique.

Referências

ANDRIGHETTI, Leandro. Luta pelo Direito Humano – A Cidade. Passos Fundos: Borthier. 2012.

BAIA, A.H.M. Os conteudos da urbanizacao em Mocambique-consideracoes a partir da expansao da cidade de Nampula. São Paulo. Univesidade de São Paulos. Tese de doutoramento.2009.

BORDINAVE, Juan E. Diaz. O que é participação? Rio de Janeiro: Editora Brasiliense. 1994

BRASIL, Estatuto da Cidade (2001). Estatuto da Cidade: Lei n.10.257, de julho de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

CARBONARI, Paulo César. Luta pelo Direito Humano – A Cidade. Passos Fundos: Borthier. 2012.

CASTEL-BRANCO. N, BRITO.L, CHICHAVA. S, FRANCISCO.A. Cidadania e Governanca em Mocambique. Maputo: Mocambique. Tipografia Peres. 2008

CRUZ.A.S, FERREIRA.I.A, FLENTO.J, TARP. F.Desenvolvimento Economico e institutcional: Mocambique nas encruzilhadas-um diagnostico intitucional. MOZ Cruz et al. Chapter 13-PT.pdf (unu.edu).

DEMO, P. Participação é conquista, São Paulo. Cortez Aditora.1988

DIAS, Maria Clara. Direitos a Cidade: considerações teóricas. Publicado em Políticas públicas e direito à cidade: programa interdisciplinar de formação de agentes sociais / organização Orlando Alves dos Santos Junior ... [et al.]. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Letra Capital, 2017. 142 p. : il. ; 26 cm.

FUMTIM, Joseph (2009), Construir a cidade para e pelos cidadãos: O direito à cidade na África-revistadiálogos, propuestas, históriaspara uma cidadania mundial. Chile: HIC.2009.

LALA, Ana. OSTHEIMER, Andreia. Transição e consolidação da democracia em Africa:Como limpar as nódoas do processo democrático? Os desafios da transição e democratização em Moçambique (1990–2003). Konrad-Adenauer-Stiftung: South Africa.2003.

MACAMO. Elísio. Cultura política e cidadania em moçambique: uma relação conflituosa. IESE. Maputo:2014.

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001. 204 p.

MOSCA, João. A Experiência Socialista em Moçambique (1975 – 1986). Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

MOPH, (Ministério das Obras Públicas e Habitação, 2010), Política e estratégia de habitação para Moçambique. Maputo. MOPH.2010.

SANTOS, P. formacao de cidades no brasil. São Paulo. 2012

SAULE, Nelson Jr. O Direito à Cidade como paradigma da governança urbana democrática. São Paulo: Polis, 2002.

SARAH Lúcia Alves França. Grupo de trabalho: participação e poder público "a participação popular nos planos diretores municipais: uma estratégia de gestão democrática".

SANTOS JÚNIOR. Produção capitalista do espaço e os conflitos urbanos. Publicado originalmente em Políticas Públicas e Direito à Cidade: Programa Interdisciplinar de Formação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles: IPPUR/UFRJ, 2011, p. 67-74

RAMOS, Natália. NETO, Ana, FERREIRA, Maria J. Desafios e oportunidades de gestão das cidades- caso de Angola. São Paulo: Revista Geoinova,2004.

VILLAÇA. Flávio. Espaço inter-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel.1998.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Ali, M. A. M. (2024). Do Brasil à Moçambique: um olhar da participação popular na luta pelo direito à cidade . Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(01), 265–285. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520241265285