Pra não dizer que não falei das flores: jardins como fator de promoção social em escolas

Autores/as

  • Germano Leão Demolin Leite Setor de Fitotecnia, Núcleo de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerai
  • Marcus Alvarenga Soares Setor de Fitotecnia, Núcleo de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Georgino Jorge de Souza Júnior Setor de Fitotecnia, Núcleo de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Murilo Cássio Xavier Fahel CCBS / UNIMONTES.

Palabras clave:

Paisagem, escola pública, recreação, auto-estima

Resumen

O trabalho teve o objetivo de avaliar o mundo cultural, os conhecimentos ambientais e o
grau de importância que jovens e adolescentes da periferia da cidade de Montes Claros-MG dão à
natureza, assim como seus professores. Além disso, procurou-se melhorar a qualidade de vida
dessas crianças e adolescentes, através da implantação de jardins, em suas escolas. Mais que
comparar percentuais entre o universo de alunos e de professores, ou entre as duas etapas que
compreenderam a execução do projeto, buscou-se, grosso modo, neste trabalho, admitir simetrias e
assimetrias sociológicas entre algumas das respostas julgadas mais significativas, que serviram, ao
final, para embasar futuras discussões acadêmicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTIPOFF, H. Ideais e interesses das crianças de Belo Horizonte e algumas sugestões
pedagógicas. Boletim 6. Secretaria de Educação e Saúde Pública de Minas Gerais, 1930.
102p.
ARROYO, M. Escola Fronteira Ameaçada dos Direitos. Caxambu, XVIII Reunião Anual
da ANDEd, 1995. 160p.
CAMPOS, R.H.F. Contexto sócio-cultural e tendências da pedagogia psicanalítica na
Europa Central e no Brasil. 1991. Tese apresentada ao Concurso Público para professor
titular na área de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG,
Belo Horizonte. 120p.
FARIA FILHO, L.M. – Cadernos do CEAj nº 162, março/ abril, 1996. 80p.
GUIMARÃES, P.W. Cerrado em desenvolvimento: tradição e atualidade. P. 19 a 45, In IV
Encontro nacional da Rede Cerrado de Organizações não Governamentais. (Eds. Luz, C. ;
Dayrell, C. Montes Claros-MG, 2000. 309p.
PADOVANI, U. História da Filosofia. São. Paulo: Melhoramentos Editora, 1993. 587p.
PAULA, H.A.. Montes Claros – sua história, sua gente, seus costumes. Belo Horizonte:
Minas Gráfica Editora Ltda. 1979. 285p.
SOUZA, M.C.M. A contemporaneidade de Helena Antipoff na fala dos meninos e meninas
do Sertão. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado de UFMG para obtenção do
título de mestre em educação. 2002. Pg 53 a 104. 180p.

Publicado

2020-05-18

Cómo citar

LEÃO DEMOLIN LEITE, G. .; ALVARENGA SOARES, M. .; JORGE DE SOUZA JÚNIOR, G. .; XAVIER FAHEL , M. C. . Pra não dizer que não falei das flores: jardins como fator de promoção social em escolas. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 171–179, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2480. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a