LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL E AUTOPERCEPÇÃO PARENTAL DE DENTES PERMANENTES EM CRIANÇAS COM DENTIÇÃO MISTA

Oral health literacy and parental self-perception of permanent teeth in children with mixed dentition

Autores

  • Sara Halles Fracasso Viegas Universidade Federal do Paraná
  • Helen Helene Kuklik Universidade Federal do Paraná
  • Bruna Fernanda Alionço Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Yasmin Haimê de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Reichert da Silva Assunção Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v24n2a8

Palavras-chave:

Alfabetização, Conhecimento, Dentição mista

Resumo

Objetivo: Avaliar a associação entre o alfabetismo em saúde bucal (ASB) e a autopercepção de pais/cuidadores quanto à presença de dentes permanentes na cavidade bucal de crianças com dentição mista. Método: Estudo observacional analítico incluindo 51 pares de pais/cuidadores e crianças entre seis e 11 anos de idade. Um questionário foi utilizado para avaliar a autopercepção dos pais/cuidadores quanto à presença e o número de dentes permanentes presentes na cavidade bucal da criança. Dados socioeconômicos e demográficos também foram avaliados. ASB foi mensurado através do instrumento BREALD-30 por duas entrevistadoras calibradas (K≥0,923). Um exame clínico foi realizado por duas examinadoras treinadas a fim de se avaliar o número e a localização dos dentes permanentes presentes na cavidade bucal de crianças. Os dados foram avaliados por análise descritiva, teste de coeficiente de correlação intraclasse e testes não paramétricos. Resultados: Maiores escores do ASB foram associados a autopercepção parental adequada quanto à presença de dentes permanentes (P=0,043). Houve concordância quanto ao número de dentes permanentes entre as examinadoras e os participantes com alto nível de ASB (P<0,05). Conclusão: ASB está associado à autopercepção de pais e cuidadores quanto à presença de dentes permanentes em crianças em fase de dentição mista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MARTINS, Andrea Maria Eleutério de Barros Lima; et al. Oral health literacy: a literature review. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, [S.L.], v. 69, n.4, p.328-334, 2015.

FIRMINO, Ramon Targino. Oral health literacy and associated oral conditions: a systematic review. The Journal of Dental American Association, [S.L.], v. 148, n.8, p. 1-10, 2017. https:// doi: 10.1016/j.adaj.2017.04.012.

BRÖDER, Janine.; et al. Health literacy in childhood and youth: a systematic review of definitions and models. BMC Public Health, Londres, v. 17, n. 1, p. 361, abr 2017. https://doi: 10.1186/s12889-017-4267-y.

DEWALT, Daren.; HINK, Ashley. Health literacy and child health outcomes: a systematic review of the literature. Pediatrics, United States, v. 124, n.3, p. S265-274, nov 2009. https://doi: 10.1542/peds.2009-1162B.

MORRISON, Andrea; GLICK, Alexander.; YIN, Shonna. Health Literacy: Implications for Child Health. Pediatrics in Review, Evanston, v. 40, n.6, p.263-277, 2019. https://doi: 10.1542/pir.2018-0027.

BRIDGES, Susan; et al. The relationship between caregiver functional oral health literacy and child oral health status. Patient Education and Counseling, [S.L.], v.94, n. 3, p. 411-416, 2014. https://doi:10.1016/j.pec.2013.10.018.

HOROWITZ, Alice; KLEINMAN, Dushanka. Oral health literacy: the new imperative to better oral health. Dental Clinics of North America, [S.L.], v. 52, n.2, p. 333-344, 2008. https://doi:10.1016/j.cden.2007.12.001.

GONG, Debra; et al. Development and testing of the Test of Functional Health Literacy in Dentistry (TOFHLiD). Journal of Public Health Dentistry, [S.L.], v. 67, n. 2, p. 105-112, 2007. https://doi:10.1111/j.1752-7325.2007.00023.x.

LEE, Jessica; et al. Development of a word recognition instrument to test health literacy in dentistry: the REALD-30 – A brief communication. Journal of Public Health Dentistry, [S.L.], v.67, n.2, p. 94-98, 2007. https://doi:10.1111/j.1752-7325.2007.00021.x.

MONTES, Gisele Ristow; et al. Caregiver’s oral health literacy is associated with prevalence of untreated dental caries in preschool children. Ciência e Saúde Coletiva, [S.L.], v. 24, n. 7, p. https://doi:2737-2734, 2019. 10.1590/1413-81232018247.18752017.

VANN JÚNIOR, William; et. Al. Oral health literacy among female caregivers: impact on oral health outcomes in early childhood. Journal of Dental Research, [S.L.], v.89, n.12, p. 1395-1400, 2010. https://doi:10.1177/0022034510379601.

VILELLA, Karina Duarte; et al. The Association of Oral Health Literacy and Oral Health Knowledge with Social Determinants in Pregnant Brazilian Women. Journal Community Health, Nova York, v. 41, n. 1, p. 1027-1032, mar. 2016. https://doi:10.1007/s10900-016-0186-6.

DIENG, Sérigne, et al. Mothers' oral health literacy and children's oral health status in Pikine, Senegal: A pilot study. PLoS One, Estados Unidos, v. 15, n. 1, p 110-114, jun. 2020. https://doi:10.1371/journal.pone.0226876.

BASKARADOSS, Jagan Kumar; et al. Relationship between Caregivers' Oral Health Literacy and their Child's Caries Experience. Community Dent Health, Reino Unido, v. 36, n. 2, p 111-117, 2019. https://doi:10.1922/CDH_4444Baskaradoss07.

HIU, Fong Lai, et al. Parental Oral Health Literacy of children with severe early childhood caries in Hong Kong. Eur J Paediatr Dent, Europa, v. 18, n. 4, p. 326-331, ago. 2017. . https://doi:10.23804/ejpd.2017.18.04.11.

FOLAYAN, Morenike Oluwatoyin; et. al. Association between family structure and oral health of children with mixed dentition in suburban Nigeria. Journal of Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry, [S.L.], v. 35, n. 2, p. 134-142, 2017. https://doi:10.4103/0970-4388.206034.

PIOVESAN, Monalisa Cesarino; et al. Socioeconomic and clinical factors associated with caregivers' perceptions of children's oral health in Brazil. Community Dent Oral Epidemiol. [S.L.], v. 39, n.3, p.260-267, jun 2011. https://doi:10.1111/j.1600-0528.2010.00598.x.

LEROY, Roos; et al. Oral hygiene and gingival health in Flemish pre-school children. Community Dent Health. [S.L], v.28, n.1, p.75-81, 2011.

JUNKES, Monica; et. al. Validity and Reliability of the Brazilian Version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry – BREALD-30. Plos One, [S.L.], v.10, n. 7, p. 1-11, 2015. https://doi:10.1371/journal.pone.0131600.

NABARRETTE, Mariana, et al. Esthetic impact of malocclusions in the anterior segment on children in the mixed dentition. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, [S.L], v. 159, n. 1, p. 53-58, 2021. https://doi:10.1016/j.ajodo.2019.11.019.

GOMES, Fátima Cristina da Silva; MELO, Lívia Fernandes de; CHIAPPETTA, Ana Lúcia de Magalhães Leal. Masticatory standard features in deciduous and mixed teething among children from three to nine years old. Rede de Revistas Científicas da América Latina, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 313-319, 2006.

LYNCH, Richard. The primary and mixed dentition, post-eruptive enamel maturation and dental caries: a review. Int Dent J. [S.L.], v.63, n.2, p. 3-13, 2013. https://doi:10.1111/idj.12076.

CREETH, Jonathan; BOSMA, Mary Lynn; GOVIER, Katherine. How much is a ‘pea-sized amount’? A study of dentifrice dosing by parents in three countries. International Dental Journal, [S.L.], v. 63, p. 25-30, dez. 2013. https://doi:10.1111/idj.12074.

FAUSTINO-SILVA, Daniel Demétrio, et. al. Oral health care in preschool children: perceptions and knowledge of parents or legally responsible persons in a health care center of Porto Alegre, Revista Odonto Ciência, v. 23, n. 4, p. 375-479, 2008.

LANDIS, Richard; KOCH, Gary. The Measurement of Observer Agreement for Categorical. Biometrics, [S.L.], v. 33, n. 1, 159-174, 1977.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E PESQUISAS (ABEP) Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil. 2018. Disponível em: https://www.abep.org/criterio-brasil

BARASUOL, Jéssica Copetti; et al. Caregiver oral health literacy: relationship with socioeconomic factors, oral health behaviors and perceived child dental status. Community Dent Health, [S.L.], v.37, n.2, p. 110-114, 2020. https://doi:10.1922/CDH_4550Barasuol05.

SOUZA, Juliana Garcia Mugnai Vieira, et al. Conhecimento dos pais/ responsáveis sobre a saúde bucal e cronologia de erupção dentária. Arqmudi, [S.L.], v. 26, n.1, p.14-20, 2022.

KUMAR, Santhosh, et. al. Knowledge of Teething and Prevalence of Teething Myths in Mothers of Saudi Arabia. The Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 40, n. 1, p. 44-48, 2016. https://doi:10.17796/1053-4628-40.1.44.

MIOT, Hélio Amante. A. Análise de concordância em estudos clínicos e experimentais. Jornal Vascular Brasileiro, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 89-92, 2016.

SILVEIRA, Nívea Lúcia; GARROCHO, Arnaldo de Almeida. Permeability of human dental enamel in relation to post-eruptive maturation. Rev. CROMG, [S.L.], v. 4, n.1, p. 22-26, 1998

SHAN, Linda. Modern thoughts on fissure sealants. Dent Update, [S.L.], v.27, n.8, p.370-374, 2000. https://doi:10.12968/denu.2000.27.8.370.

ANTONSON, Sibel, et al. Twenty-four-month clinical evaluation of fissure sealants on partially erupted permanent first molars: glass ionomer versus resin-based sealant. The Journal of American Dental Association, [S.L.], v.143, n.2, p. 115-122, 2012

PARNELL, Terri Ann; et al. A concept analysis of health literacy. Nurs Forum, [S.L.], v. 54, n.3, p. 315-327, 2019. https://doi:10.1111/nuf.12331.

NUTBEAM, Dom.; LLOYD, Jane. Understanding and Responding to Health Literacy as a Social Determinant of Health. Annu Rev Public Health. [S.L.], v.1, n. 42, p. 159-173, abr 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

HALLES FRACASSO VIEGAS, S.; HELENE KUKLIK, H.; ALIONÇO GONÇALVES, B. F.; HAIMÊ DE SOUZA, Y.; REICHERT DA SILVA ASSUNÇÃO, L. LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL E AUTOPERCEPÇÃO PARENTAL DE DENTES PERMANENTES EM CRIANÇAS COM DENTIÇÃO MISTA: Oral health literacy and parental self-perception of permanent teeth in children with mixed dentition. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–19, 2022. DOI: 10.46551/ruc.v24n2a8. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5395. Acesso em: 19 abr. 2024.