Comportamento sedentário antes e durante a pandemia da COVID-19 entre professores da educação básica

Sedentary behavior before and during the COVID-19 pandemic among teachers of basic education

Autores

  • Nayra Suze Souza e Silva Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Bruna Nathália Santos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Jiulliano Carlos Lopes Mendes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Lucinéia de Pinho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Marise Fagundes Silveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Desirée Sant'Ana Haikal Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/ruc.v25n1a4

Palavras-chave:

Professores, Tempo de tela, Inquérito epidemiológico, Pandemia, COVID19.

Resumo

Objetivo: verificar o comportamento sedentário antes e durante a pandemia da COVID-19 entre professores da educação básica do estado de Minas Gerais. Método: Inquérito epidemiológico do tipo websurveys, realizado com professores da educação básica do estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2020 via formulário digital, contemplando características sociodemográficas, econômicas e o comportamento sedentário dos professores, avaliado pelo tempo gasto diante do computador/tablet e televisão por dia. Na análise de dados, foram estimadas as prevalências, médias, intervalo de confiança e realizado Teste T. Resultados: Participaram do estudo 15.641 professores. Entre eles, 81,9% eram mulheres, 36,7% com faixa etária de 40 a 49 anos e 59,5% com renda familiar de três a cinco salários mínimos. O tempo médio da utilização de computador/tablet foi de quase oito horas por dia durante a pandemia, representando um aumento significativo em relação ao tempo de uso antes da pandemia (p=0,000). Quanto ao tempo destinado a televisão, foi observado aumento significativo de aproximadamente uma hora a mais no tempo médio por dia comparando antes e durante a pandemia (p=0,000). Conclusão: Os resultados mostraram o aumento do comportamento sedentário dos professores da rede pública, evidenciado pelo maior tempo de tela.

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

SOUZA E SILVA, N. S.; SANTOS, B. N.; MENDES, J. C. L.; BRITO, M. F. S. F.; PINHO, L. de; SILVEIRA, M. F.; SILVA, R. R. V.; HAIKAL, D. S. Comportamento sedentário antes e durante a pandemia da COVID-19 entre professores da educação básica: Sedentary behavior before and during the COVID-19 pandemic among teachers of basic education. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.46551/ruc.v25n1a4. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/5187. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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