O COMPLEXO IDEOLÓGICO DO CAPITAL E SEUS IMPACTOS NO CONTROLE SOCIAL DO SUS NO BRASIL

Autores

  • Aparecida Dantas de Almeida Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Capital. Controle Social. SUS. Marxismo.

Resumo

O artigo se dispõe a realizar uma breve análise crítica sobre a intensificação da Proposta Neoliberal de reforma estrutural do Estado, condicionada à lógica do mercado capitalista, na qual o Brasil, neste contexto de transformações político-econômicas e constantes crises, vêm favorecendo a valorização e internacionalização do capital financeiro em detrimento do capital produtivo, o que acarreta a precarização das relações sociais de trabalho, um grave quadro de degradação social, a redução dos investimentos do Estado para com as Políticas Sociais, em especial o SUS, que, sob a lógica privatista do complexo ideológico do capital promove a desarticulação dos movimentos sociais, o recuo do aprendizado democrático e o enfraquecimento da participação da população nos espaços de controle social e o consequente aprofundamento das expressões da Questão Social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Dantas de Almeida Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestranda em Serviço Social pela UFRN.

Referências

COUTINHO, Carlos Nelson. Dualidade de Poderes: Estado e revolução no pensamento marxista. In: __. Marxismo e política. São Paulo. Cortez. 1994.

BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no capitalismo tardio. São Paulo. Cortez. 1998.

_________, Elaine Rossetti. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2 ed. – São Paulo : Cortez, 2008.

BIDARRA, Zelimar Soares. Conselhos Gestores de políticas públicas: uma reflexão

sobre os desafios para a construção de espaços públicos. In: Revista Serviço Social e Sociedade, nº 88, Ano XXVI, São Paulo: Cortez, novembro de 2006. (p. 41-58)

CFESS/ABEPSS. Serviço Social: Direitos e Competências profissionais. – Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. 760 p (Publicação: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. v. 1)

HARVEY, David. O Neoliberalismo: história e implicações. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2008. (Cap. 1).

IANNI, Octávio. Classe e nação. Petrópolis:Vozes, 1986.

MÉSZÁROS, Istvan. Das crises cíclicas à crise estrutural, In: MÈSZÁROS,Istvan. Atualidade histórica da ofensiva socialista. Sâo Paulo: Boitempo, 2010.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista. O ornitorrinco. São Paulo. Boitempo Editorial. 2003.

SAES, Decio. Estado e Democracia: ensaios teóricos. 2 ed Campinas: UNICAMP, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1998.

SIMIONATTO, Ivete. A contribuição de Gramsci para análise do Estado. In: COSTA,

Lúcia Cortez da. Estado e Democracia: pluralidade de questões. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008.

Downloads

Publicado

2020-01-15

Como Citar

Dantas de Almeida Medeiros, A. (2020). O COMPLEXO IDEOLÓGICO DO CAPITAL E SEUS IMPACTOS NO CONTROLE SOCIAL DO SUS NO BRASIL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(1), 297–313. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/371