ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

A SUPERVISÃO ACADÊMICA EM DESTAQUE

Autores

  • Maria José Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca
  • Eliana Bolorino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Campus de Franca

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202017

Palavras-chave:

Serviço Social; Estágio Supervisionado, Supervisão Acadêmica.

Resumo

O artigo pretende apresentar e refletir sobre a efetivação do estágio supervisionado, a partir de pesquisa bibliográfica sobre a temática, e pesquisa documental referente a implementação da supervisão acadêmica no Curso de Serviço Social – UNESP/Campus de Franca/SP, tendo como referência as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) e as legislações que tratam especificamente do Estágio Supervisionado em Serviço Social (Resolução 533 CFESS; Política Nacional de Estágio – 2010 entre outros). A construção, implementação e avaliação do processo de formação profissional pela atividade de estágio supervisionado e da supervisão acadêmica, objeto de estudo e reflexão desse artigo, evidencia a importância da contribuição de todas as representações da comunidade acadêmica (docentes, discentes/estagiários, supervisores de campo e supervisores acadêmicos) na efetivação de uma formação profissional de qualidade, na direção do projeto ético-político profissional e reafirma a extrema contribuição do estágio supervisionado, de forma específica da supervisão acadêmica, para atingir este objetivo da formação. Diante dos estudos e avaliações realizadas durante o período de 2017 a 2020, reafirma-se a necessidade constante de reflexões e avaliações sobre a realidade do estágio supervisionado nos cursos de Serviço Social, haja vista, os grandes desafios impostos pelas Instituições de Ensino Superior, pelas Instituições Campos de Estágio e pelo acirramento do processo de precarização da educação superior no Brasil.

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Referências

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

de Oliveira Lima, M. J., & Bolorino Canteiro Martins, E. (2020). ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL : A SUPERVISÃO ACADÊMICA EM DESTAQUE. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(2), 90-109. https://doi.org/10.46551/rssp.202017