O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ESTÁGIO NO CENTRO DE PROMOÇÃO SOCIAL MUNICIPAL DE LIMEIRA-SP

Autores

  • Rayoni Ralfh Silva Pereira Salgado Instituto Superior de Ciências Aplicadas - ISCA Faculdades
  • Fernanda Aparecida Mendes Centro de Promoção Social Municipal - CEPROSOM
  • Monique Fernanda de Lima Santana Centro de Promoção Social Municipal - CEPROSOM

DOI:

https://doi.org/10.46551/rssp.202011

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Política de Estágio, Sistema Único de Assistência Social

Resumo

O estágio supervisionado é imprescindível na formação profissional, pois, é nesta fase que os estudantes apreendem a correlação entre teoria e prática, apropriando-se de conhecimentos e ferramentas que possibilitarão o desenvolvimento de consciência crítica e prática profissional qualificada. Neste sentido, entende-se o estágio como ato educativo monitorado, desenvolvido em ambiente que visa à preparação para o trabalho produtivo. Desta forma, torna-se necessário o acompanhamento sistemático dos estagiários, junto aos supervisores, buscando-se promover maior integração destes com a instituição contratante. O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar o processo de implantação da Política de Estágio no Centro de Promoção Social Municipal CEPROSOM do município de Limeira-SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, M. Formar professores para uma nova escola. In: QUELUZ, A. G.; ALONSO, M. O trabalho docente: teoria & prática. São Paulo: Pioneira, 2003.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de set. 2008.
______. Política Nacional de Educação Permanente do SUAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – 1ª ed. – Brasília: MDS, 2013.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Capacitação do SUAS. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS - NOB-RH/SUAS. Brasília, 2006.
BURIOLLA, Marta Alice Feiten. Supervisão em serviço social: o supervisor, sua relação e seus papéis. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
______. O estágio supervisionado. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FERNANDES. R. M. C. Educação Permanente e Políticas Sociais. Campinas: Papel Social, 2016.
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMEIRA. Decreto nº. 44, de 12 de Fevereiro de 2016. Institui o Núcleo Municipal de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NMEP/SUAS. Limeira: 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-04

Como Citar

Ralfh Silva Pereira Salgado, R., Aparecida Mendes, F. ., & Fernanda de Lima Santana, M. (2020). O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ESTÁGIO NO CENTRO DE PROMOÇÃO SOCIAL MUNICIPAL DE LIMEIRA-SP. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(1), 220-230. https://doi.org/10.46551/rssp.202011