PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE OS RISCOS OCUPACIONAIS NO CONTEXTO DE TRABALHO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Isabely Karoline da SIlva Ribeiro Universidade Federal de São João Del Rei-UFJS
  • Graziela Silveira Teixeira Universidade Federal de São João Del Rei-UFJS
  • Renata Cristina da Penha Silveira Universidade Federal de São João Del Rei-UFJS

Palavras-chave:

Docentes; Universidades; Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais.

Resumo

Objetivoidentificar os riscos ocupacionais no contexto de trabalho universitário sob a ótica de docentes. Metodologia: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 18 docentes de uma instituição de ensino superior (IES) localizada em um município do Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais. Os relatos obtidos foram transcritos para análise de conteúdo associada ao programa computacional ATLAS TI 7. Resultados: Foram identificadas duas categorias temáticas: A atividade docente e a pluralidade dos riscos e As influências dos riscos do trabalho docente na qualidade de vidaConclusãoRessalta-se que investigar os fatores condicionantes dos riscos no contexto de trabalho docente é contribuir com a elaboração de estratégias de promoção a saúde do trabalhador no ambiente universitário.

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Publicado

05-03-2020

Como Citar

Karoline da SIlva Ribeiro, I., Silveira Teixeira, G., & Cristina da Penha Silveira, R. (2020). PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE OS RISCOS OCUPACIONAIS NO CONTEXTO DE TRABALHO UNIVERSITÁRIO. Revista Renome, 6(1), 45–58. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renome/article/view/1238

Edição

Seção

Artigos Originais