VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO ACERCA DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rnm23173092202090206

Palavras-chave:

Pesquisa metodológica em enfermagem, Estudos de validação, Emergências, Reanimação Cardiopulmonar

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar um instrumento para avaliar o conhecimento de alunos de graduação em situações de emergência. Métodos: estudo metodológico que contemplou as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, elaboração dos itens, validação de conteúdo por especialistas no assunto e representantes do público-alvo, análise das propriedades psicométricas do instrumento. Resultados: Construiu-se instrumento com trinta itens que apresentou índice de validade de conteúdo global de 0,80 pelos juízes e nível de concordância de 92% das respostas positivas pelos representantes do público-alvo. Os itens do instrumento apresentaram boa consistência interna (alfa de Cronbach=0,73) e, de maneira geral, uma distribuição homogênea considerando que os mesmos têm análises de comportamento independentes. Na análise apenas um item teve uma baixa discriminação. Conclusão: Desenvolveu-se um instrumento específico para avaliar intervenção destinada à capacitação de alunos de graduação em situações de emergência, com validade de conteúdo e desempenho psicométrico adequados.

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Publicado

2021-02-19