PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DOS ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS

Autores

  • André Luiz Costa Pimentel Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria de Fatima de Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jean Claude Lafetá Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Geraldo Magela Durães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Marcel Guimarães Da Silveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

acidentes, conhecimento, docentes, primeiros socorros

Resumo

Este artigo verifica a percepção dos professores de educação física acerca dos primeiros socorros nas aulas. A pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa, sendo a amostra composta por 63 professores. Os resultados mostram que os docentes, pela sua formação, se sentem aptos para atuarem, no entanto não trabalham o conteúdo nas aulas. Em caso de acidente os professores prestam os primeiros socorros aos alunos que na sua maioria apresentam cortes e escoriações. A maioria dos acidentes acontece nas aulas práticas e mais especificamente nas aulas de futsal e a infraestrutura não é adequada. Conclui-se que os professores se sentem com capacidade de tomar as melhores decisões no caso de acidentes na aula de educação física e questionam que a infraestrutura da escola, para as aulas práticas ainda, precisam melhorar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Costa Pimentel, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; 7º BBM- Batalhão de Bombeiro Militar. Montes Claros, Minas Gerais – Brasil.

Maria de Fatima de Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil

Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil

Jean Claude Lafetá, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil.

Geraldo Magela Durães, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil 

Marcel Guimarães Da Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia – GIPESOM. Montes Claros, Minas Gerais - Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-30

Como Citar

LUIZ COSTA PIMENTEL, André; DE FATIMA DE MATOS MAIA, Maria; VALÉRIA DE OLIVEIRA SOUSA, Berenilde; CLAUDE LAFETÁ, Jean; MAGELA DURÃES, Geraldo; GUIMARÃES DA SILVEIRA, Marcel. PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DOS ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS. RENEF, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 21–30, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/691. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>