O EDUCADOR FÍSICO NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE

Autores

  • Maria de Fatima de Matos Maia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Fernanda Maia Tolentino Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Thatiana Maia Tolentino Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Érika Rejane Santos Caldeira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Berenilde Valéria de Oliveira Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Atividade física; Educador Físico; Equipe multiprofissional; Programa saúde da família; Saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão bibliográfica, visando subsidiar as discussões referentes à inserção do educador físico no sistema público de saúde. O profissional de educação física é reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde a partir da Resolução nº 218, 6 de Março de 1997, como profissional da saúde. Este profissional trabalha as atividades físicas em todas as suas manifestações, possuindo como propósito participar no desenvolvimento da educação e saúde. O papel do educador físico está definido com base no caráter estratégico relacionado à qualidade de vida e à prevenção ao adoecimento. O conhecimento produzido acerca da atividade física e saúde não são colocados e aplicados a serviço da sociedade. Além disso, o desconhecimento da comunidade sobre a importância do trabalho do educador físico acaba influenciando a falta de interesse da população em cobrar das autoridades públicas a inserção deste no sistema de saúde. Uma das alternativas de (re) orientação do modelo de atenção à saúde é a intervenção do profissional de Educação Física, que surge como resultante do estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e co-responsabilidade entre os poderes políticos, os profissionais de saúde e a comunidade. Conclui-se que, ao pensar em saúde, os programas públicos devem postular o favorecimento às práticas de atividades físicas e oferecer a orientação destas ao educador físico; promover saúde envolve a incorporação de objetivos das políticas e da ação social, e o educador físico é fundamental no fomento à integração das ações mediadoras, promovendo mudanças no estilo de vida; inserir o educador físico nos programas públicos de saúde é de extrema necessidade, pois as comunidades assistidas são carentes e normalmente não possuem o conhecimento mínimo necessário sobre a importância da prática de atividade física nos agravos e doenças não transmissíveis; o educador físico atende ao perfil para composição das equipes multiprofissionais; as intervenções do educador físico, em conjunto com outros profissionais de saúde, podem causar um grande impacto na saúde pública; é preciso se (re) pensar a formação dos profissionais da saúde, em especial a do profissional de educação física, buscando uma visão de promoção da saúde que abarque todas as suas possibilidades, potencialidades e complexidade; é necessário vislumbrar outras estratégias que ampliem as possibilidades da atividade física ser incorporada de forma mais sistematizada e generalizada na atenção à saúde, valorizando o conhecimento da área de educação física na construção do serviço público de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fatima de Matos Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia - GIPESOM.

Fernanda Maia Tolentino, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Prefeitura Municipal de Montes Claros - Secretaria da Juventude Esportes e Lazer.

Thatiana Maia Tolentino, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Prefeitura Municipal de Montes Claros - Secretaria da Juventude Esportes e Lazer.

Érika Rejane Santos Caldeira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; UAB.

Berenilde Valéria de Oliveira Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia - GIPESOM.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

DE FATIMA DE MATOS MAIA, M.; MAIA TOLENTINO, F. .; MAIA TOLENTINO, T. .; REJANE SANTOS CALDEIRA, Érika .; VALÉRIA DE OLIVEIRA SOUZA, B. O EDUCADOR FÍSICO NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 21–33, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/734. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)