O uso da compostagem no ensino de Ciências no Ensino Fundamental

Autores

Resumo

Hoje, existe, cada vez mais, uma necessidade de reutilizar os resíduos sólidos que são descartados pela nossa sociedade. Um dos principais motivos observados é a ausência de espaços adequados para o recebimento destes materiais. No ensino de Ciências do Ensino Fundamental, este assunto deve ser discutido, objetivando despertar o espírito participativo e crítico dos discentes. Indubitavelmente, por meio da sensibilização gerada, das aulas práticas e da percepção do contexto em sua volta, o estudante obtém uma aprendizagem mais significativa e torna-se um indivíduo crítico e cidadão. Para tanto, é essencial o desenvolvimento de técnicas alternativas de preservação do meio ambiente e de seus recursos, empregando-as para Educação Ambiental. Assim, foi com este pensamento de conservação da natureza, que o presente projeto experimental foi aplicado na Escola Estadual Professor Adalberto de Sousa Oliveira, em Cachoeira dos Índios – PB, para proporcionar uma atividade que oriente a construção de conhecimentos científicos por intermédio do processo da compostagem, demonstrando a fertilização do solo, produzindo o adubo orgânico com resíduos derivados da poda de plantas, da cozinha da escola mencionada e das residências dos alunos, aproveitando estas informações em aulas práticas de Ciências Naturais, além de permitir a adoção desta prática pedagógica pelos professores da respectiva disciplina. O caminho metodológico seguido neste trabalho deu-se a partir da pesquisa bibliográfica, da aplicação de questionários, da exposição de aulas teóricas e práticas, da análise dos resultados, da observação da aprendizagem, do envolvimento dos alunos e professores, da transformação da matéria orgânica e da sensibilização dos envolvidos no estudo sobre a relevância da compostagem na recomposição de nutrientes ao solo, bem como o estímulo no seu uso na agricultura. Assim, este trabalho pode contribuir para a evolução do senso crítico e ecológico, que é norteado pela conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Palavras-chave: Resíduos orgânicos. Aulas práticas. Transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. M. de; RIGOLIN, T. B. Geografia: volume único. 2. ed. São Paulo: Ática, 2005.

BARROS, C.; PAULINO, W. R. Ciências: o meio ambiente: 5ª série. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.

BRASIL. MEC. 2001. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC /SEF, 2001

CAMPBELL, S. Manual de compostagem para hortas e jardins. 5. ed. São Paulo: Nobel, 1995.

CARVALHO, A. M. P. de; PEREZ, D. G. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2006.

CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal). Importância do Solo e suas Funções. Disponível em http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/TextoSintese/Antecedentes/Pages/default.asp, acesso em: 14 de jun. 2010.

COSTA, A. P. da; ROLIM, J. M. de F. Os Estresses Antropogênicos no Município de Cachoeira dos Índios no Estado da Paraíba. In 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

COSTA, M. B. B. Adubação orgânica. São Paulo: Ícone; 1994.

COSTA. A. P. da; SILVA, W. C. M. A Compostagem como Solução para a Minimização de Resíduos Sólidos. In V Semana de Meio Ambiente do IFPB Campus Cajazeiras, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCANO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, A. M. G.; AQUINO, A. M. de; CASTRO NETO, M. T. de. Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Disponível em http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf, acesso em 14 de jun. 2010.

SOUSA, R. P. de; et. al. A Importância da Compostagem em Aulas Práticas de Biologia e Geografia. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007. CD-ROM.

TRINDADE, N. A. D. Consciência Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem no Ambiente Escolar. Revista Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia-GO, vol. 7, n. 12, p. 1-15, 2011. Disponível em http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011a/humanas/consciencia%20ambiental.pdf, acesso em 01 de ago. 2011

VIEIRA, F. J.; et. al. O vidro que vira luxo. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007. Disponível em http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080213_MEIO-126, acesso em 14 de jun. 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2011

Edição

Seção

Artigos