O uso da informática no ensino de Matemática: um estudo com professores do Ensino Fundamental

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Resumo

Hoje, muito se tem discutido sobre o uso da Informática no ensino da Matemática, o que pode tornar essa disciplina mais atrativa e muito mais dinâmica. Esta pesquisa analisa a utilização deste recurso por educadores de Matemática do Ensino Fundamental nas escolas públicas de um município do Alto Sertão da Paraíba, avaliando, por meio de entrevistas, os pretextos do não emprego da informática no ensino, e, os “enigmas” enfrentados pelos docentes sobre este instrumento no ambiente escolar da Matemática. Também se analisa o conhecimento dos professores sobre softwares educativos empregados na Matemática, o nível de inserção destes e as causas do uso ou desuso. Assim, nota-se que parte dos educadores possui poucos conhecimentos de Informática e de softwares educativos, não os aproveitando na Matemática, e, entre os motivos da não aplicação destes recursos didáticos, citaram a “ausência” de conhecimentos sobre o uso destes aplicativos, necessitando uma capacitação dos profissionais sobre o emprego destes softwares e da Informática, e, uma “mutação” no paradigma curricular do Ensino Fundamental e dos Cursos de Formação de Professores. Acrescenta-se que houve o reconhecimento da Informática na Matemática para uma aprendizagem mais efetiva. Logo, este estudo mostra que a informática contribui significativamente com a Educação Matemática.

Palavras-chave: Softwares educativos. Paradigma curricular. Educação Matemática.

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Publicado

20.12.2016

Edição

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Artigos