O uso do GeoGebra no ensino de Geometria: um estudo com estudantes do Ensino Fundamental

Autores

Resumo

Atualmente, os softwares educativos estabelecem um importante mecanismo para enfrentar inúmeras dificuldades de aprendizagem dos alunos e de inovação metodológica por parte dos professores no ensino da Matemática. Igualmente, esta pesquisa possui como finalidade propor e discutir um novo método que pretende trabalhar as próprias teorias da Geometria Plana, por intermédio de um programa (software) caracterizado por dinamicidade e interatividade. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico com o desígnio de analisar as principais pesquisas realizadas por alguns estudiosos, no que diz respeito à Informática inserida no contexto educacional. Assim, neste artigo, estudamos e pesquisamos sobre o GeoGebra, que é um software educacional de acesso público e de simples uso para discentes e docentes do Ensino Fundamental, permitindo concretizar múltiplos exercícios atraentes e eficazes, estimulando o educando a explorar as características geométricas. Destacamos que a inserção da Informática no ensino da Matemática permite um expressivo desenvolvimento da prática pedagógica dos educadores e da aprendizagem dos estudantes, por meio de propriedades e estilos múltiplos de emprego, podendo ser aplicada em atividades singulares e plurais. Posteriormente, externarmos os conhecimentos construídos nesta pesquisa no ambiente escolar, isto é, com uma turma do 8º ano da Educação Básica, em uma escola pública da rede estadual, localizada em um município do Alto Sertão, no estado da Paraíba. As atividades propostas foram realizadas no Laboratório de Informática Educativa da escola supracitada, onde ficou evidente que o GeoGebra pode ser inserido como um instrumento capaz de colaborar, significativamente, com a Educação Matemática.

Palavras-chave: Softwares educativos. Geometria. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, F. J de. Geometria com GeoGebra. Cajazeiras: UFCG, 2009.

ARAÚJO, W. A. de; GOMES, A. M. F. O GeoGebra como Recurso Didático no Ensino da Geometria Analítica. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, São Cristóvão: UFS, 2011.

BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. MEC. 2001. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.

CATANEO, V. I. O Uso do Software GeoGebra como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Revista Eletrônica de Investigação e Docência, UFSC/UNIBAVE, Florianópolis, n.7, p.57-71, 2012.

CATTAI, A. P. O GeoGebra nas aulas de Matemática. In: I Encontro de Matemática do CEFET-BA, Salvador: CEFET-BA, 2007.

COSTA, R. D. da. A Utilização da Informática no Processo de Ensino-Aprendizagem. In: NEGREIRO, C. A. de; RIBEIRO, M. L. M.; NUNES, A. O. (Org.). Linguagem e Ensino: Relações de Ciência e Sociedade na Educação Tecnológica. Ipanguaçu: IFRN, 2008.

CRUZ, M. M.; FERNANDES, N. L. R. Refletindo sobre o Uso da Informática pelos Professores das Escolas Públicas de Fortaleza – CE. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica, João Pessoa: CEFET-PB, 2007.

FREITAS, D. B. de; et al. Educação Matemática: O Uso do Software Dinâmico, WINGEOM, para o Ensino da Geometria. In: II CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE-NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, João Pessoa: CEFET-PB, 2007.

GOMES, A. S., CASTRO FILHO, J. A., GITIRANA, V., SPINILLO A., ALVES, M., MELO, M., XIMENES, J. Avaliação de software educativo para o ensino de Matemática. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EDUCATICA, 2002, Florianópolis. Anais do WIE. Florianópolis, 2002, p. 1-8.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. C. A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. Revista Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 1999.

MACCARINI, J. M. Fundamentos e metodologia do ensino de Matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.

PEREIRA, J. E. As Novas Tecnologias e os Professores de Matemática do Ensino Médio e Superior do CEFET-RN: Conhecimento e Utilização. In: II CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE-NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, João Pessoa: CEFET-PB, 2007.

WALLE, J. A. V. de. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2013

Edição

Seção

Artigos