Avaliações externas: um estudo exploratório no IFNMG, campus Salinas

Autores

  • Edna Guiomar Salgado Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) http://orcid.org/0000-0002-7310-2951
  • José Romão Franca Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Lílian Gleisia Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Resumo

Levando em consideração o contexto das avaliações externas como parte integrante dos estudos do curso de formação inicial do IFNMG nas licenciaturas, nas disciplinas de Educação Profissional e Estágio Supervisionado foi desenvolvido este artigo. O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório desenvolvido no âmbito do IFNMG, campus Salinas, o qual buscou-se, por meio de uma entrevista semiestruturada, investigar as concepções de professores, supervisores e do diretor do campus acerca das avaliações externas e seus desdobramentos na instituição, bem como compreender o grau de conhecimento dos docentes  no que se refere a importância das mesmas. Nessa perspectiva, de acordo com as respostas da entrevista, foi possível perceber que uma boa parte dos entrevistados desconhecem sobre assuntos referentes as avaliações externas, bem como a forma de como a instituição trabalha com os resultados das mesmas. Tendo como base as respostas, percebe-se que há necessidade de criação de momentos e de formação continuada para a discussão e aprofundamento de temas ligados a essa temática e romper com ideia ingênua de avaliação como um instrumento neutro.

Palavras-chave: Educação. Avaliação Externa. Formação continuada de professores.

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Publicado

20.12.2018

Edição

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Artigos