LIBERDADE OU PRISÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS E SEU PAPEL RESSOCIALIZADOR
Resumo
O presente artigo pretende tratar sobre as penas restritivas de direitos, mais conhecidas como penas alternativas e seu papel ressocializador bem como sua eficácia ou não. Para tanto, recorre-se ao respaldo teórico de Kant de Lima (1995), Sachs (2000), Meirelles (2007), Foucault (2004) e Wacquant (1999). Através de pesquisa realizada com amostra de 188 casos de crime de furto na cidade de Montes Claros- MG, afirma-se que em 67,55% dos casos pesquisados as penas foram substituídas por penas alternativas e os acusados voltaram a infringir a lei. Conclui-se que a aplicação das penas restritivas de direito é uma das soluções para o sistema penitenciário, porém carece de meios de fiscalização eficazes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dayane Aparecida Versiani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.







.png)
.png)




.png)








