Estratégias de construção do “lugar” do “ser social” pelas famílias em condições de extrema pobreza

Autores

  • Lindomar Wessler Boneti Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR

Resumo

A análise que se faz tem origem de dados recolhidos por uma pesquisa a qual tinha como objetivo compreender as estratégias sócio-educativas de apropriação do espaço público utilizadas por famílias em condições de vulnerabilidade social no Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a trajetória de vida, por meio de entrevistas abertas, com famílias em condições de vulnerabilidade social residentes em bairros periféricos. O estudo analisado indica que a chamada condição de vulnerabilidade social, mesmo considerando parâmetros bem definidos, envolve questões subjetivas, como é o caso de vínculos afetivos e/ou familiares; A escola (enquanto uma instituição) se apresenta como um elemento de dupla face no contexto da vulnerabilidade social, a partir de um jogo dialético entre o de se constituir vítima ou de produtora das próprias desigualdades sociais.  As estratégias sócio-educativas de apropriação do espaço público utilizadas pelas famílias em condições de vulnerabilidade social têm caráter diferente dependendo do grau de vulnerabilidade social da família ou da pessoa: a reconstrução da identidade social a partir da construção de uma imagem de si  ou a reconstrução da identidade social a partir da construção da ação produtiva e estabelecimentos de vínculos institucionais e/ou com associações; Não se pode pensar a ação do Estado como uma ação de direito simplesmente,  mas se constitui de uma construção coletiva a qual se apresenta de forma diferenciada dependendo do segmento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

WESSLER BONETI, L. . Estratégias de construção do “lugar” do “ser social” pelas famílias em condições de extrema pobreza. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 1, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1748. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos