ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO

  • João de Deus Leite
  • Lourrane Ferreira da Silva

Resumo

Este trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes, 2005.

BRASIL. Decreto nº 7.219 de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. _____. Edital nº 61/ 2013 – CAPES/DEB. Programa Institucional de Bolsas de Estudos de Iniciação à Docência – PIBID.

BRASIL. MEC. CNE/CP. Resolução N° 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Legislação Complementar. 5. Ed. revista – atualizada-ampliada. São Paulo: EDIPRO, 2012. (Serie Legislação)

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso – uma crítica a afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidades teoria e prática. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MESQUITA, Aldo Marcos Pereira; ALMEIDA, Núbia Régia; PEREIRA, Bruno Gomes. Letramento literário na sala de aula: uma proposta metodológica. In: AIRES, Berenice Feitosa da Costa et al. (org). Relatos de experiências em iniciação à docência PIBID/UFT. Palmas, TO: EDUFT, 2015.
Publicado
2020-01-23
Como Citar
de Deus LeiteJ., & Ferreira da SilvaL. (2020). ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO. Revista Desenvolvimento Social, 24(2), 21-42. Recuperado de //www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)