POLITICA SOCIAIS EPOBREZA ECONÔMICANA EXPERIÊNCIABRASILEIRA: o caso do norte do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Autores

  • Elicardo Heber de Almeida Batista Universidade Estadual Paulista - UNESP - Presidente Prudente
  • Rosangela Ap. de Medeiros Hespanhol Universidade Estadual Paulista - UNESP - Presidente Prudente

Palavras-chave:

Políticas públicas, pobreza rural, famílias rurais, Norte de Minas Gerais, Brasil

Resumo

Este trabalho centra-se nas mudanças sociais, econômicas e culturais que têm ocorrido no Brasil ao longo da década de 1990 e no inicio do século XXI, tendo como parâmetro investigativo o ProgramaBolsa Família (PBF), uma ação do governo brasileiro de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza (econômica), e numa unidade da federação brasileira específica: o Estado de Minas Gerais, Brasil. Nesse sentido, o texto objetiva como questão central mapear e explicitar políticas públicas de combate à pobreza a partir de um estudo de caso, o estado de Minas Gerais, e seus possíveis impactos nos meios, modos, ritmos e condições de vida das populações rurais que são classificadas pelo governo brasileiro como pobres. A partir da produção dos dados, baseado em metodologia qualitativa (entrevistas e história de vida), serão apresentados os processos sociais de famílias rurais mineiras que não possuem um rendimento fixo e que recorrem, sobretudo, a um conjunto de políticas públicas e múltiplas fontes de rendimentos agrícolas, não-agrícolas e os benefícios sociais, sobretudo aposentadoria rural, pensões e bolsa família como tentativa de suas condições materiais de existência e como elas interferem nos projetos de vida dessas famílias e na própria possibilidade (ou não) da saída desses grupos familiares de uma condição de pobreza (material e econômica) e na própria permanecia dessas famílias ou indivíduos em suas localidades de origem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, Henrique. et al (2009). Percepções sobre o Programa Bolsa Família na sociedade brasileira.Opinião Pública, vol.15, n.2, Campinas, Nov. 2009.
DUARTE, Gisleia. et. al. (2008) Impactos do programa Bolsa Família sobre os gastos com alimentos de famílias rurais.Revista da ABET, Recife(Brasil), v. VII, 2008.
FORTES, M. (1958) Introduction. In: Goody, Jack (Ed.). The Development Cycles In Domestic Groups. Cambridge University Press, 1958. NERI, M. C. A Nova Classe Média: O lado brilhante da base da pirâmide. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 2011. v. 1. 311p
Pochmann, Marcio (2012). Nova Classe Média ?: O trabalho na base da pirâmide social brasileira.Boitempo, São Paulo (Brasil).
SAMPAIO JR, Plinio (2012). Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa.Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 112, p. 672-688, out./dez. 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

HEBER DE ALMEIDA BATISTA, E. .; AP. DE MEDEIROS HESPANHOL, R. . POLITICA SOCIAIS EPOBREZA ECONÔMICANA EXPERIÊNCIABRASILEIRA: o caso do norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 66–51, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1827. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos