A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Cintia Baroldi Rede Estadual de Ensino de São Paulo
  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís e Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Resumo

A escola é o espaço onde aprender é compreender, é transformar e agir, local de se estabelecer relações significativas entre o novo e o que já se sabe, levando em conta o afetivo e o social; por meio da educação ambiental a escola sustentável prepara o aluno para o exercício da cidadania, por meio da participação individual e coletiva, levando em conta os processos socioeconômicos, políticos, culturais e ambientais. A necessidade de abordar este tema é de fundamental importância para a formação de alunos conscientes de suas ações perante o meio ambiente. Assim, a escola se transforma em um espaço de construção de transformadores sociais. Diante disso, o objetivo central deste artigo é discutir as mudanças e articulações que privilegiem as práticas educativas do conhecimento e transformação de variadas formas de pensar e agir em relação a mudanças de hábitos e costumes benéficos para o meio ambiente. A busca por boas práticas de educação ambiental deve ser frequente pelos educadores, resta esclarecer que estas práticas não podem ser instantâneas, determinando um período específico para o seu desenvolvimento, mas devem ser inseridas e praticadas nas diferentes formas de trabalho na rotina escolar e por toda a comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

BAROLDI, Cintia; MARCOS LOPES, Mario. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS. Revista Desenvolvimento Social, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 161–176, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1352. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)