DETERMINANTES DA REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Maria Elizete Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Eduardo L.G. Rios Neto Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG
  • Cibele Comini César Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG

Resumen

A taxa de repetência no ensino fundamental brasileiro está entre as maiores do mundo; sendo a mais elevada da América Latina. O problema é atribuído, principalmente, à baixa qualidade do ensino. Nesse sentido, o objetivo desse artigo consiste na identificação e análise dos principais fatores relacionados à ocorrência da repetência, no ensino fundamental brasileiro. Para o desenvolvimento do estudo, foi feito o acompanhamento dos alunos matriculados na 4a série, no ano de 1999, pertencentes à algumas escolas situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Estes alunos foram acompanhados até o ano de 2003, quando deveriam concluir a 8a série. O método de análise utilizado foi o modelo hierárquico logístico longitudinal. O estudo revelou, entre outros aspectos, que os recursos escolares e o ambiente socioeconômico da região em que a escola está inserida tem forte impacto sobre a ocorrência da repetência. Esse resultado sugere a necessidade da adoção de políticas públicas educacionais que contemplem, sobretudo, as escolas e regiões mais carentes, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino destas escolas e regiões.

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Biografía del autor/a

Maria Elizete Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG. Professora do Departamento de Economia UNIMONTES.

Eduardo L.G. Rios Neto, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG

Pós-doutor em Demografia (University Of Texas At Austin - UTA). Professor do CEDEPLAR/UFMG.

Cibele Comini César, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG

Pós-doutora em Saúde Coletiva (FIOCRUZ). Professora do CEDEPLAR/UFMG.

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

Gonçalves, M. E., Neto, E. L. R., & César, C. C. (2021). DETERMINANTES DA REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO. Revista De Economía Y Políticas Públicas, 1(1), 93–114. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4252

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