O AGIR COLETIVO PARA CRIAÇÃO DE OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E DA VIDA SOCIAL: A ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

  • Luciene Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Casimiro Balsa Universidade Nova de Lisboa
  • Maria Elizete Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Resumo:
Nos interstícios das formas mercantis dominantes desenvolvem-se formas alternativas de produção e de intercâmbio, fundadas em uma lógica que atende pela designação genérica de “economia solidária”. São espaços alternativos que, sob diferentes formas, começam a construir relações econômicas fundadas na complementaridade, na solidariedade, no intercâmbio que não obedece às leis de mercado. A presente comunicação tem por objetivo lançar um olhar sobre a realidade em que estão situadas algumas redes de solidariedade observando como as famílias buscam novas formas de trabalho e renda para enfrentar o problema do desemprego e do emprego precário. As redes de colaboração solidária imprimem uma dimensão social na economia e permitem aglutinar diversas estratégias individuais e coletivas que envolvem ações entre amigos, parentes e vizinhos no âmbito comunitário. Assim como o cooperativismo, a economia solidária nasce germinada à contestação social, à contestação de formas capitalistas de organização da produção e do trabalho. O novo associativismo nasce da solidariedade dos
despossuídos e tem suscitado um conjunto heterogêneo de abordagens. (CRUZ & SANTOS, 2011) elencam quatro perspectivas: uma primeira que busca na economia solidária uma função social, como um processo de iniciativas de inclusão social; uma segunda, que enxerga a economia solidária como uma alternativa para o desenvolvimento local em contraposição à mundialização oligopólica do capitalismo; uma terceira, economia solidária como re-edição das ilusões do socialismo
utópico; uma quarta, que vê a economia solidária como uma síntese dialética da resistência social contra os efeitos do neoliberalismo. Neste estudo, a partir de informações fornecidas pelos sujeitos pesquisados procedemos uma análise do contexto social onde se desenvolvem as redes de solidariedade e as diferentes configurações dos sistemas de trabalho
alternativos de sobrevivências. Mais do que uma amostra representativa do universo, esta se constituiu em etapa privilegiada para explorar o objeto, levantar questões e propor orientações metodológicas. Nesse sentido, a intenção residiu em observar as características ou performance dos indivíduos/famílias ou grupos nos seus espaços que aqui denominamos de espaços de atributos dos sujeitos. Com base nesse modelo analítico foram organizadas algumas tabelas contendo as características ou variáveis dentre as quais incluem variáveis como gênero; tipo de iniciativa (individual/familiar/grupo); participação no mercado de trabalho que inclui tipo de produção ou atividade – formal ou informal, distribuição dos trabalhadores/as nas ocupações – categorias ocupacionais. Os dados fornecidos possibilitaram compreender alguns dos fatores, motivos ou razões das quais partem as ações dos sujeitos.

Palavras-chaves: Economia social; Economia Solidária; Empreendedorismo social; redes de solidariedade, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira (1987), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP (1998) e Pós Doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade de Nova Lisboa - Portugal (2007). É Professora Aposentada da Universidade Estadual de Montes Claros desde 2019.

Casimiro Balsa, Universidade Nova de Lisboa

Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas onde leciona no Departamento de Sociologia desde 1990, tendo exercido mandatos de coordenação a diferentes níveis e sido Pró-reitor (200-2003). É Agregado em Sociologia pela UNL e Doutorado pela Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, onde se doutorou (1981-1988), e graduou (1969-1973). 

Maria Elizete Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (1998). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR (2001) e doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR (2008). Professora pesquisadora da UNIMONTES, com atuação no Departamento de Ciências Econômicas (Curso de Ciências Econômicas e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial - PPGDEE).

Referências

ARAÚJO, Yara Mendes Cordeiro; Rodrigues, L.(2008). Uma outra racionalidade econômica acontece em Montes Claros-MG: A solidariedade através do fator trabalho nos Bancos Comunitários. In: XIII seminário sobre economia mineira, 2008, Diamantina, MG. Brasil. XII Seminário sobre a Economia Mineira.

BALSA, Casimiro. (org.) (2006). Confiança e Laço Social. Lisboa, ed, Colibri / CEOS Investigações Sociológicas.

BOURDIEU, P. (2006). As estruturas sociais da economia. Lisboa, Campo das Letras.

BOURDIEU, P. (1989). O poder simbólico. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

CARVALHO, Maria do Carmo Brant (2008). A Reemergência das redes de solidariedades microterritoriais na formatação da política social contemporânea. In: São Paulo Perspect: v.11(4):16-21. Disponível em http:/

/www.seade.gov.br/ produtos/ssp/ v11 n 04-02. pdf. Acesso em 02/06/ 2011.

CASTEL, R. (1998). As metamorfoses da questão Social. Uma crônica do salário. Petrópolis, Vozes, 5ª, ed. Original: Les métamorfhoses de la question sociale: une chronique du salariat. Paris, Ed. Fayard (1995).

CASTEL, R. (2006). Classes sociais, desigualdades sociais, exclusão social. In: Casimiro Balsa, Lindomar Wessler Boneti & Marc-Henry Soulet (Org.). Conceitos e Dimensões da Pobreza e da Exclusão Social: Uma abordagem transnacional. Ijuí, Ed. da Unijuí.

CASTELLS, M. (1999). A sociedade em redes. São Paulo, Paz e Terra.

DRAIBE, S. & AURELIANO, L. (1989). A Especificidade do Welfare state brasileiro, Economia e Desenvolvimento. Brasília: MPAS/CEPAL

FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de Laville, Jean-Louis (2004). Economia Solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

HESPANHA, P. & CARAPINHEIRO, G. (orgs.) (2001). Risco Social e Incerteza. Pode o Estado Social Recuar mais? Porto, Edições Afrontamento.

LAVILLE, Jean Louis (2004). Com Mauss e Polanyi: Rumo a uma teoria da economia plural. In: Martins, Paulo Henrique; Nunes, Brasilmar Ferreira (orgs.). A nova ordem social. Perspectivas da solidariedade contemporânea. Brasília: Pararelo 15.

LAVILLE, Jean Louis. Economia Plural (2009). In: PEDRO, Hespanha et al. Dicionário internacional da outra economia. Centro de Estudos Sociais. Portugal/Coimbra, G.C., Gráfica de Coimbra.

MARTINS, José de Souza (1997). Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MAUSS, Marcel (2001). Ensaio sobre a dádiva: Introdução de Claude Levi STRAUSS. Perspectivas do homem. Lisboa Portugal.

MEDEIROS, M. (2001). A trajetória do Welfare State no Brasil. Papel Redistributivo das Políticas Socias dos anos 1930 aos anos 1990. Brasília, IPEA. TD. 852

MONTAÑO, Carlos (2002). Terceiro Setor e questão social: Crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez.

PAUGAM, S. (1991). La disqualification sociale. Essai sur la nouvelle pauvreté. Paris: Presses universitaires de France.

PINTO, J. R. L (2006). Economia Solidária: De volta à arte da associação. Porto Alegre, Ed, da UFRGS.

POCHMANN, Márcio (2006). Desempregados do Brasil. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Baitempo.

POLANYI, Karl (2000). A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus.

RAZETO, Luis (1991). Laveine populaire dans l’écomie Latino –americaine. Larevve Nouvelle, n° 2 tome 93.

RAZETO, Luis (1997). O papel central do trabalho e a economia de solidariedade. Revista proposta. Nº 75.

ROSANVALLON, P. (1995). La nouvelle question sociale – repenser l’Etat Providence. Paris, Seuil.

ROSANVALLON, Pierre (1997). A crise do Estado Providência. Goiânia: UnB/ UFG.

Santos, Milton (1979). O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Coleção Ciências Sociais, 1979.

SENAES. Atlas da Economia Solidária no Brasil – 2006. Brasília: MTE, SENAES. Disponível em http://www.centraldocerrado.org.br/cerrado.

SIES, Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária: 2005/2007.

SINGER, Paul (2005). A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de Souza (org.) Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira.

SINGER, Paul (2003). Economia solidária: um modo de produção e distribuição. In: SINGER, Paul; Souza, André Ricardo de (orgs.). A Economia Solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto.

SINGER, Paul. SOUZA; André Ricardo de. (orgs.) (2003). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto.

SOUZA, Jessé (2009). A ralé brasileira: quem e como vive. SOUZA, Jessé (org.). Belo Horizonte: UFMH.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Rodrigues, L. ., Balsa, C. ., & Gonçalves, M. E. . (2021). O AGIR COLETIVO PARA CRIAÇÃO DE OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E DA VIDA SOCIAL: A ECONOMIA SOLIDÁRIA. Revista Economia E Políticas Públicas, 3(1), 163–180. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4058

Edição

Seção

Artigos