O PROGRAMA MAIS MÉDICOS E ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE PELA PERSPECTIVA DO GESTOR MUNICIPAL DE SAÚDE

Autores

  • Murilo Fahel Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
  • Maria Patrícia Silva Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG
  • Sávio Nunes de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a capacidade do Programa Mais Médicos na cobertura de médicos para Atenção Primária a Saúde (APS), pela perspectiva de gestores de saúde. A pesquisa desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores municipais de saúde de diferentes estados brasileiros. O Ministério da Saúde define APS como uma estratégia direcionada tanto ao indivíduo, quanto a coletividade; desenvolvida por meio de atividades gerenciais e
sanitárias, as quais abrangem a promoção, a prevenção, a proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. O trabalho das equipes de saúde é direcionado a um território com uso tecnologias de baixa densidade e elevada complexidade, sendo a porta de entrada do sistema de saúde, pela perspectiva social, econômica e cultural de determinação da saúde. Nesse contexto, o Programa Mais Médicos (PMM), criado em 2013, entre seus eixos, mencionamos o recrutamento de médicos graduados no Brasil e fora do país para atuar em áreas mais vulneráveis. AsResumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a capacidade do Programa Mais Médicos na cobertura de médicos para Atenção Primária a Saúde (APS), pela perspectiva de gestores de saúde. A pesquisa desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores municipais de saúde de diferentes estados brasileiros. O Ministério da Saúde define APS como uma estratégia direcionada tanto ao indivíduo, quanto a coletividade; desenvolvida por meio de atividades gerenciais e sanitárias, as quais abrangem a promoção, a prevenção, a proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. O trabalho das equipes de saúde é direcionado a um território com uso tecnologias de baixa densidade e elevada complexidade, sendo a porta de entrada do
sistema de saúde, pela perspectiva social, econômica e cultural da determinação da saúde. Nesse contexto, o Programa Mais Médicos (PMM), criado em 2013, entre seus eixos, mencionamos o recrutamento de médicos graduados no Brasil e fora do país para atuar em áreas mais vulneráveis. AsResumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a capacidade do Programa Mais Médicos na cobertura de médicos para Atenção Primária a Saúde (APS), pela perspectiva de gestores de saúde. A
pesquisa desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores municipais de saúde de diferentes estados brasileiros. O Ministério da Saúde define APS como uma estratégia direcionada tanto ao indivíduo, quanto a coletividade; desenvolvida por meio de atividades gerenciais e sanitárias, as quais abrangem a promoção, a prevenção, a proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. O trabalho das equipes de saúde é direcionado a um território com uso tecnologias de baixa densidade e elevada complexidade, sendo a porta de entrada do sistema de saúde, pela perspectiva social, econômica e cultural da determinação da saúde. Nesse contexto, o Programa Mais Médicos (PMM), criado em 2013, entre seus eixos, mencionamos o recrutamento de médicos graduados no Brasil e fora do país para atuar em áreas mais vulneráveis. As análises foram construídas a partir do porte do município, os primeiros resultados confirmam o PMM tem conseguido ampliar cobertura de profissionais médicos. Conclui-se que, nesse âmbito, o PMM é bem avaliado e tem contribuído com o fortalecimento da atenção primária.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, políticas públicas, gestores de saúde, Programa Mais Médicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Fahel, Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Pós-doutor pela Universidade de Oxford, Doutor em Sociologia pela UFMG, Professor e Pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Maria Patrícia Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Pós-doutora em Educação pela UFMG, Doutora em Ciências Sociais pela UERJ, professora na Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Sávio Nunes de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando em Sociologia e Antropologia na UFRJ, Mestre em Sociologia pela UFMG e graduado em Ciências Sociais pela PUC-MG.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa mais médicos – dois anos: mais saúde para os brasileiros. Brasília : Ministério da Saúde, 2015. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_mais_medicos_dois_anos.pdf>. Acesso em Janeiro de 2017.

CEDRO, M. Pesquisa social e fontes orais: particularidades da entrevista como procedimento metodológico qualitativo. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/isp/ppgcs/perspectivas_sociais/marco_2011/marcelo_cedro. pdf> Acesso em: 16 mai. 2017 .

FAHEL, Murilo; Silva, Maria Patrícia. A trajetória da atenção primária à saúde no Brasil de Alma Ata ao Programa Mais Médicos. Belo Horizonte: PUC, 2019.

GIRARDI, Sábado Nicolau et al . Impacto do Programa Mais Médicos na redução da escassez de médicos em Atenção Primária à Saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro v. 21, n. 9, p. 2675-2684, Sept. 2016. Availablefrom<http://www.scielo.br/scielo.php script=sci_arttext&pid=S141381232016000902675&l ng=en&nrm=iso>. Acesso em Janeiro de 2017.

GIOVANELLA, L; MENDONÇA, M.H.M.de. Atenção Primária à saúde. In.: GIOVANELLA, L et al. (orgs). Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.

GIOVENELLA L, Mendonça M.H.M, Almeida P.F, Escorel S, Senna M.C.M, Fausto MCR, et al. Saúde da família: limites e possibilidades para uma abordagem integral de atenção primária à saúde no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva 2009;14(3):783-94.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 4 ed. ver. amp. Petrópolis: Vozes, 2010 MENDES E.V. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012.

MENDES, E. V. A Construção Social da Atenção Primária À Saúde. Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, 2015.

OLIVEIRA, Felipe Proenço de et al . Mais Médicos: um programa brasileiro em uma perspectiva internacional. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 19, n. 54, p. 623-634, STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726 p.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

Fahel, M. ., Silva, M. P. ., & Freitas, S. N. de . (2021). O PROGRAMA MAIS MÉDICOS E ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE: UMA ANÁLISE PELA PERSPECTIVA DO GESTOR MUNICIPAL DE SAÚDE. Revista Economia E Políticas Públicas, 6(1), 149–170. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/4008

Edição

Seção

Artigos