A ESCOLA E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA

Auteurs

  • Amanda Luiza Weiler Pasini Universidade Franciscana - UFN
  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Universidade Franciscana - UFN

DOI :

https://doi.org/10.46551/259498102020015

Mots-clés :

Convívio. Democracia. Escola.

Résumé

Fazendo parte de um projeto de pesquisa que visa refletir sobre a educação e a convivência democrática, o objetivo desse trabalho é refletir sobre a importância conferida pela escola para essa questão. Nessa pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados, além da literatura, dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras de uma escola pública de ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul. Como resultados, pode-se perceber envolvimento e preocupação das professoras com a questão da convivência, mas que as ações executadas neste sentido acabam sendo realizadas de aneira individuais e não contam com a coletividade do ambiente escolar para a reflexão sobre isso. Este estudo mostra que encarar e discutir sobre a questão da convivência escolar é algo extremamente necessário na atualidade. E, nesta direção, aponta-se para a escola como um dos espaços mais importantes para essa discussão, um lugar privilegiado para promover, desde cedo, uma convivência respeitosa e democrática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Amanda Luiza Weiler Pasini, Universidade Franciscana - UFN

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana – UFN.

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana - UFN

Orientadora do trabalho. Doutora em Psicologia Social e Institucional. Professora do Curso
de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade
Franciscana – UFN.

Références

ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BAUMAN, Z. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,

BAUMAN, Z.; MAZZEO, R. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril

de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

BOCK, A. M. B. A Escola. In: BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de

psicologia. 14a. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

CANDAU, V. (Org.). Somos tod@s iguais? Escola, discriminação e educação em direitos

humanos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 22a ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

SILVA, R. M. D.; BUSNELLO, C. P.; PEZENATTO, F. Política, cidadania e educação

integral: a convivência democrática como princípio pedagógico. Rev. Bras. de Política e

Administração da Educação. v. 30, n. 2, pp. 397-416, 2015.

STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre:

Penso, 2011.

ZUCOLOTTO, M. P. R.; LIMACHI, E. K. U.; NASS, I. R. Conceituando educação: o que

pensam professores do ensino fundamental. In: Anais do Seminário Internacional de Ensino

de Humanidades e Linguagens, Santa Maria: Universidade Franciscana, v. 2, 2019a.

ZUCOLOTTO, M. P. R.; LIMACHI, E. K. U.; NASS, I. R. Conviver na escola: o princípio de

uma sociedade democrática. In: Anais do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE,

Santa Maria: Universidade Franciscana, v. 11, n. 23, 2019b.

ZUCOLOTTO, M. P. R.; LIMACHI, E. K. U.; NASS, I. R. Produção de subjetividades e

convivência escolar. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, pp. 1-17, 2019c.

Téléchargements

Publiée

2020-09-10 — Mis à jour le 2020-09-15

Versions

Comment citer

Pasini, A. L. W. ., & Zucolotto, M. P. da R. (2020). A ESCOLA E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA. Revista Ciranda, 4(2), 17–27. https://doi.org/10.46551/259498102020015 (Original work published 10 septembre 2020)

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.