LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS

REFLEXÕES A PARTIR DA ESCUTA DE PROFESSORES

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Gabrielle Dall' Agnol
  • Andreia Morés

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102020001

Palavras-chave:

PNBE; mediação; formação docente.

Resumo

Este artigo analisa resultados de investigação sobre a mediação da leitura literária relacionada a obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), a fim de compreender como a escola atua nesse Programa de leitura. O estudo focaliza dois grupos de profissionais que atuam em escolas públicas (municipais e estaduais) nos municípios de Caxias do Sul e Terra de Areia-RS, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial, os que exercem a docência em turmas de primeiro ao terceiro ano. Para a construção de dados, foram realizados questionários com questões objetivas e dissertativas pautadas nos princípios qualitativos de BAUER & GASKELL (2002) e BISOL (2012). Os dados analisados sinalizam para a importância da literatura durante a formação dos profissionais, bem como o incentivo de programas de governo que fortalecem as práticas docentes, incentivando a formação de leitores.

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Publicado

2020-03-25 — Atualizado em 2020-09-10

Versões

Como Citar

Brocchetto Ramos, F., Dall’ Agnol, G., & Morés, A. (2020). LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES A PARTIR DA ESCUTA DE PROFESSORES. Revista Ciranda, 4(1), 4–20. https://doi.org/10.46551/259498102020001 (Original work published 25º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos