A PRESENÇA DE ANTOLOGIAS NO ACERVO DO ENSINO MÉDIO DISTRIBUÍDO PELO PNBE (PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA) 1

Autores

  • Caroline de Morais IFRS
  • Flávia Brocchetto Ramos UCS

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022006

Palavras-chave:

Antologias. Ensino Médio. PNBE. Política Educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar a presença de obras antológicas selecionadas pelo
PNBE no acervo destinado ao Ensino Médio. O programa é visto como uma política pública voltada
para a educação literária que se preocupa com a formação leitora e com o acesso aos bens culturais.
Para essa investigação com metodologia analítica, define-se como objeto de estudo o Acervo 3, da
edição PNBE 2013, última do programa a atender a etapa do Ensino Médio. No material investigado,
separam-se as antologias selecionadas mediante edital, considerando o todo de 60 obras literárias
pertencentes ao acervo distribuído para as bibliotecas escolares. Diante desse panorama, o estudo
conclui que as antologias estão reconhecidas e obtêm espaço significativo no acervo em questão,
prestigiando autores da Literatura Brasileira ao reunir textos já publicados em momentos anteriores ao
da organização da obra antológica.

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Biografia do Autor

Caroline de Morais, IFRS

Doutora em Letras. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Sul (IFRS)

Flávia Brocchetto Ramos, UCS

Doutora em Letras. Professora da Universidade de Caxias do Sul e dos programas de
Pós-Graduação em Educação e Letras da (UCS).

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

de Morais, C., & Brocchetto Ramos, F. . (2022). A PRESENÇA DE ANTOLOGIAS NO ACERVO DO ENSINO MÉDIO DISTRIBUÍDO PELO PNBE (PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA) 1. Revista Ciranda, 6(01), 84–102. https://doi.org/10.46551/259498102022006

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