VISITA TÉCNICO-CIENTÍFICA NO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO SOPHIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O AMOR AO MUNDO

Autores

  • Franceila Auer UFES
  • Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro UFES
  • Vania Carvalho de Araújo UFES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022026

Palavras-chave:

Chiara Lubich e amor, Hannah Arendt e amor mundi, Proposta educacional e mundo, Visita técnico-científica e experiência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre uma visita técnico-científica realizada no Instituto Universitário Sophia, em Figline e Incisa-Valdarno, na região da Toscana - Itália, em articulação com o pensamento de Hannah Arendt e a experiência de Chiara Lubich. Para tanto, adota um relato de experiência escrito sob formato de ensaio e mobiliza o conceito de amor em ambas as autoras. Os resultados indicam que a proposta educacional idealizada por Chiara Lubich ultrapassa a preocupação com apenas a formação acadêmica dos estudantes, pois alcançam uma experiência de mundo comum e de responsabilidade pela comunidade, cujos conhecimentos produzidos e projetos de estudo extrapolam o cenário universitário e associam-se às demandas locais. Experiências essas que parecem alinhar-se às reflexões arendtianas sobre o amor mundi enquanto um artifício humano de se conectar ao outro na ação, no discurso e nas inter-relações tecidas na vida social bem como no compromisso pelo próximo com vistas a construção de uma sociedade mais humanizada.

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Biografia do Autor

Franceila Auer, UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista de Doutorado da Fapes. Mestre em Educação pela UFES.

Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro, UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista de Doutorado da Capes. Mestre em Ciências Sociais pela UFES e em Ensino de Humanidades pelo IFES.

Vania Carvalho de Araújo, UFES

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC).

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Auer, F., Franco de Mello Aquino Pinheiro, L., & Carvalho de Araújo, V. (2022). VISITA TÉCNICO-CIENTÍFICA NO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO SOPHIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O AMOR AO MUNDO. Revista Ciranda, 6(02), 204–222. https://doi.org/10.46551/259498102022026

Edição

Seção

Artigos