LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO: UM RELATO

Autores

  • Edivando Jair Kunzler UTFPR
  • Daniela de Lucca UTFPR
  • Gustavo Radin Arnau UTFPR
  • Thiago Gusmão Moreira UTFPR
  • Mayara Cristina Pereira Yamanoe UTFPR
  • Marcos Mincov Tenório UTFPR
  • Carina Merkle Lingnau UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022017

Palavras-chave:

Ensino remoto, Informática, Licenciatura

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre o ingresso na última turma do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). O objetivo deste relato é comunicar a experiência de entrada no curso de Licenciatura em Informática, em meio ao fechamento do curso no campus. Este relato ocorreu através da experiência com a linguagem acadêmica na disciplina de Comunicação Linguística, em um momento de reinício da oferta presencial dos cursos de graduação da UTFPR-FB, após uma melhora dos casos no quadro pandêmico que se instaurou no mundo desde o ano de 2020.  Para a metodologia reunimos as experiências durante o tempo de pandemia e transição do período remoto para o presencial, tendo por mediação a orientação da disciplina, leituras de trabalhos científicos e discussões. Como resultados verificamos que dos dez colegas que se matricularam na disciplina, apenas quatro finalizaram as atividades e um teve seus créditos consignados, nesta perspectiva, retomar a vida acadêmica de forma presencial em meio ao fechamento de um curso de graduação, em um grupo que está com um número reduzido, se torna um desafio, o que demanda um olhar inovador para a situação. Desse modo, percebemos que iniciar uma carreira via ensino remoto já foi, de modo geral, um estímulo à criatividade e à persistência de alcançar objetivos e produzir conhecimentos, no entanto também vivenciar este processo aliado ao fechamento do curso que escolhemos como formação profissional pode ser mais desafiador do que havíamos cogitado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivando Jair Kunzler, UTFPR

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Daniela de Lucca , UTFPR

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Gustavo Radin Arnau, UTFPR

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Thiago Gusmão Moreira, UTFPR

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Mayara Cristina Pereira Yamanoe, UTFPR

Professora e coordenadora do Curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Marcos Mincov Tenório, UTFPR

Professor e coordenador substituto do Curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.

Carina Merkle Lingnau, UTFPR

Doutora em Letras. Professora da graduação na Universidade Tecnológica Federal do

Paraná (UTFPR) e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em

Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do

Grupo de pesquisa Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR)

Referências

APARECIDO, Cristina Tischer Ranalli; ZAMBON, Marcelo Socorro. Democratização da Educação e a Expansão do Ensino a Distância no Brasil. Teoria & Prática: Revista de Humanidades, Ciências Sociais e Cultura, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020.

BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Jornal da Universidade, 6 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remotoemergencial-e-a-educacao-a-distancia. Acesso em: 15 abr. 2022.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

DURHAM, Eunice Ribeiro. A autonomia universitária: o princípio constitucional e suas implicações. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt8909.pdf. Acesso em: 24 maio de 2022.

HODGES, Charles; MOORE, Sthephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. Educacase Review. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. March 27, 2020. Disponível em:

https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-andonline-learning Acesso em: 03 de maio de 2022.

LIMA, Rivaldo Sérgio. Estudo avaliativo acerca do fechamento do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos, 2019.

MILL, Daniel; SILVA, Aparecida Ribeiro; BRITO, Nara. Sala de aula virtual: novos lugares e novas durações para o ensinar e o aprender na contemporaneidade. Educação e cultura midiática, v. 1, 2012.

OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de Covid-19, s/d. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19#:~:text=Em%2031%20de%20dezembro%20de,identificada%20antes%20em%20seres%20humanos. Acesso em: 17 mai. 2022.

PARANÁ, Governo do Estado do. Secretaria da Comunicação Social e da Cultura. Primeiros casos de Covid-19 eram confirmados no Paraná há quase um ano, 10/03/21. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Primeiros-casos-de-Covid-19-eram-confirmados-no-Parana-ha-quase-um-ano. Acesso em: 31 maio 2022.

PEDRON, Flávio. Curso de Informática da UTFPR será transformado em Sistemas de Informação. Jornal de Beltrão, Francisco Beltrão, Paraná, 1 dez. 2021. Disponível em: https://jornaldebeltrao.com.br/geral/curso-de-informatica-da-utfpr-sera-transformado-em-sistemas-de-informacao/. Acesso em: 20 maio 2022.

SOUZA, Francilane Eulália de. O desmantelamento dos cursos de licenciaturas na Universidade Estadual de Goiás ante as políticas autoritárias de governos. Itinerarius Reflectionis (Online), v.17, p.1-20, 2021.

UNESCO. Impact du Covid-19 sur l’éducation. 2020. Disponível em: https://fr.unesco.org/covid19/educationresponse; Acesso em: 02 de maio de 2022.

UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Sobre a UTFPR. 20/09/2017. Disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/institucional/sobre-a-utfpr-1. Acesso em: 20 maio 2022.

UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ofício nº 102/2021 - DIRGRAD-FB. 04/11/2021. Disponível em: https://sei.utfpr.edu.br. Acesso em: 17 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Jair Kunzler, E., de Lucca , D., Radin Arnau, G., Gusmão Moreira, T., Pereira Yamanoe, M. C., Mincov Tenório, M., & Merkle Lingnau, C. (2022). LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO: UM RELATO . Revista Ciranda, 6(02), 53–65. https://doi.org/10.46551/259498102022017

Edição

Seção

Artigos