A INCLUSÃO DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Isadora Oro Brocardo
  • Julia Matte de Carli
  • Mateus Mota Loiola Coutinho
  • Carina Merkle Lingnau

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021020

Palavras-chave:

discurso; educação; ensino

Resumo

Este artigo é uma investigação que fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Esta pesquisa foi desenvolvida por bolsistas de ensino médio e acadêmicos de graduação da UTFPR-FB. O objetivo do trabalho é refletir sobre a relação entre práticas de
metodologias ativas no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy e o discurso foucaultiano (FOUCAULT, 2009). Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a análise do discurso em Michel Foucault. Como resultados verificamos que as práticas das metodologias ativas estiveram presentes em momentos específicos da experiência de ensino médio das bolsistas. Além disso, durante a pesquisa as pesquisadoras utilizaram a plataforma google sala de aula, assim como o aplicativo whatsapp, o que proporcionou a vivência das metodologias ativas no decorrer da investigação. Essas práticas foram relacionadas às verdades produzidas através dos discursos que circulam nos ambientes educacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Oro Brocardo

Aluna de ensino médio no Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, Francisco Beltrão, PR.

Julia Matte de Carli

Aluna de ensino médio no Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, Francisco Beltrão,
PR.

Mateus Mota Loiola Coutinho

Aluno de graduação no curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR-FB, bolsista da
Fundação Araucária.

Carina Merkle Lingnau

Graduada em Letras, Mestra em Educação, Doutora em Letras, professora da UTFPR-FB epós-graduação da UNIOESTE-FB.

Referências

AMRAN, R; YOKOYAMA, F; NISHINO, K. Development of active learning methods of

English in Japanese high schools to support student activities in group discussions. Procedia

Computer Science, 2016; p. 1472-1478. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050916320038. Acesso em: 27 abr.

BORGES, T.S.; ALENCAR, G. “Metodologias ativas na promoção da formação crítica do

estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do

estudante do ensino superior”. Cairu em Revista, Jul/Ago. Ano 03, n° 04, 2014.

BUSS, C.S; MACKEDANZ, L.F. O ensino através de projetos como metodologia ativa de

ensino e de aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v.14, n. 3, 2017.

FERNANDES, R.I. et al. Metodologias ativas aplicadas no Ensino de Física para o Ensino

Médio. Revista Tecnologias na Educação, Curitiba, v.24, n.24, 2018.

FILLINGHAM, L.A. Foucault para principiantes. Buenos Aires: Era Nasciente, 2004.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collège de France, pronunciada

em 2 de dezembro de 1970. 19.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORAN, J. Entrevista José Moran – Metodologias Ativas, mar 2017. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q>. Acesso em: 15 de março de 2020.

MORAN, J. Por que avançamos tão devagar na Educação? Escola de comunicação e artes

universidade de São Paulo (ECA), 2020. disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2017/11/devagar.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2020.

PEREIRA, A.M.de O.; KUENZER, A. Z.; TEIXEIRA., A. C. Metodologias ativas nas aulas

de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil. Educação (Santa

Maria. online), v. 44, p. 73, 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-09

Como Citar

Brocardo, I. O. ., Carli, J. M. de ., Coutinho, M. M. L. ., & Lingnau, C. M. . (2021). A INCLUSÃO DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ciranda, 5(2), 152–163. https://doi.org/10.46551/259498102021020

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)