UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PELA VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Maicon Dorigatti Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021012

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino de música. Gestão.

Resumo

Entendendo o papel fundamental que a gestão escolar desempenha para a articulação do ensino de música na Educação Básica, esta pesquisa teve por objetivo analisar os processos de introdução, construção e reverberações do ensino de música na rede privada a partir da visão da gestão, baseando-se na necessidade cultural de sua abordagem e embasada na legislação que a torna obrigatória. A pesquisa foi realizada em cinco escolas particulares da Serra Gaúcha e a escolha se deu por entender que a rede possui, a princípio, melhores condições de proporcionar um ensino de qualidade, principalmente pelos aspectos estruturais. Constatou-se que mesmo no setor privado ela não é garantida em sua totalidade, sendo trabalhada em maioria como atividades laterais ou extracurriculares, não estando presente de forma regular. Na maior parte, existe a construção de um discurso da sua importância, mas de forma genérica, falta a prática concreta do seu ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Dorigatti, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade de Caxias do Sul, Mestre em Educação, Professor no Município de Caxias do
Sul/RS, Integrante do Grupo de Pesquisa GPFORMA Serra.

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade de Caxias do Sul, Doutora em Educação, Professora do Programa de PósGraduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em História, Pesquisadora PQ CNPq
e Pesquisador Gaúcho FAPERGS. Líder do GRUPHEIM.

Referências

ALVARENGA, C.; MAZZOTTI, T. Análise retórica do debate acerca da obrigatoriedade do

ensino de música no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol. 9, nº 19, p.

– 205, 2012.

BELLOCHIO, C, R. Educação Musical e professores dos anos iniciais de escolarização:

formação inicial e práticas educativas. In: HENTSCHKE, L.; BEN, L. del. Ensino de

Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 127-140.

BEYER, E. Reflexões sobre as práticas musicais na educação infantil. In: HENTSCHKE, L;

BEN, L. del. Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo:

Moderna, 2003. p. 101-112.

BRASIL. M, E. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 3. ed. 2018. 600 p.

Disponível em: <https://goo.gl/8cuVrN>. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. M, E. Assessoria de Comunicação Social. Ensino de música será obrigatório. 2008.

Disponível em: <https://goo.gl/vxaY03>. Acesso em: 13 janeiro 2019.

BRASIL. P, R. Casa Civil. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e

bases da educação nacional. 1996. Disponível em: <https://goo.gl/nuCQjG>. Acesso em: 13

janeiro 2019.

BRASIL. P, R. Casa Civil. Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008: Altera a Lei no 9.394, de 20

de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a

obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. 2008. Disponível em:

<https://goo.gl/PsF4OU>. Acesso em: 13 janeiro 2019.

BRASIL. P, R. Casa Civil. Lei Nº 13.278, de 2 de maio de 2016: Altera o § 6o do art. 26 da Lei

no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional,

referente ao ensino da arte. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/Z2hdO9>. Acesso em: 12

janeiro 2019.

BRASIL. P, R. Casa Civil. Mensagem Nº 622, de 18 de agosto de 2008. 2008. Disponível em:

<https://goo.gl/kcplh4>. Acesso em: 12 janeiro 2019.

JOLY, I, Z, L. Educação e educação musical: conhecimentos para compreender a criança e

suas relações com a música. In: HENTSCHKE, L.; BEN, L. del. Ensino de Música: propostas

para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 113-126.

LOPARDO, C, E. A Inserção da Música na Escola: um estudo de caso em uma escola privada

de Porto Alegre. 2014. 289 f. Tese (Doutorado) - Curso de Música, Universidade Federal do

Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

LOUREIRO, A, M, A. O ensino de música na escola fundamental. 8. ed. São Paulo: Papirus,

235 p.

PENNA, M. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

QUEIROZ, L. R. S.; MARINHO, V. M. Práticas para o ensino da música nas escolas de

educação básica. In: Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, out. de 2009.

SNYDERS, G. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Cortez, 1992.

SNYDERS, G. Alunos felizes. Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários.

São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SOUZA, J. Arte no Ensino Fundamental. Belo Horizonte, 2010. Disponível em:

<http://bit.ly/2s7pHC2>. Acesso em: 10 janeiro 2019.

TINHORÃO, J, R. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

p.

Downloads

Publicado

2021-05-09 — Atualizado em 2021-05-09

Versões

Como Citar

Dorigatti, M., & Luchese, T. Ângela. (2021). UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PELA VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR. Revista Ciranda, 5(2), 02–21. https://doi.org/10.46551/259498102021012

Edição

Seção

Artigos