O TRABALHO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA E A LITERATURA INFANTIL:
A GIRAFA E O MEDE-PALMO.
DOI:
https://doi.org/10.46551/259498102025015Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Literatura Infantil, MatemáticaResumo
Este artigo busca debater sobre a importância do trabalho pedagógico de Matemática e a Literatura Infantil no cotidiano da sala de aula e discutir as ideias matemáticas por meio da Literatura Infantil demonstrada pelos estudantes do 2º ano de escolarização. A Matemática trabalhada de forma concreta e lúdica pode tornar o aprendizado dos estudantes mais leve e encantador. Este artigo está baseado na abordagem qualitativa, seguido de uma revisão de literatura narrativa e de uma pesquisa realizada em campo, com uma turma de 2º ano dos Anos Iniciais. Como resultados da realização de atividades didáticas e pedagógicas apontamos que a utilização da Literatura Infantil nas aulas de Matemática oportuniza a reflexão ou diálogo sobre os elementos, os aspectos, as ideias, os conceitos matemáticos e de outras áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências e outras.
Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Cecília Graciocli. As inter-relações entre iniciação matemática e alfabetização. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 143-162.
BALDOW, Rodrigo. Ensinando Matemática através da Literatura Infanto-Juvenil. In: CD. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracaju: UFS, 2010.
BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, v. 20, p. 579-593, 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
COELHO, Novaes Nelly. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
DALMÁS, Angelo. Planejamento participativo na escola. Petrópolis: Vozes, 2008.
DANYLUK, Ocsana Sônia. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 5. ed. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
FLEMMING, Diva Marília; LUZ, Elisa Flemming; MELLO, Ana Claudia Collaço de. Tendências em educação matemática. 2ª ed. Palhoça: Unisul Virtual, 2005.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Matemática e Literatura Infantil. 4 ed. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998.
SMOLE, Katia Cristina Stocco. Matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.