A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR: UM CONSTRUTO CONSTRUÍDO SOCIALMENTE

Autores

  • Jacqueline Ribeiro de Souza Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102020014

Palavras-chave:

Motivação. Professor. Resultados de tese

Resumo

Neste artigo, discuto sobre o conceito da motivação, apresento algumas pesquisas desenvolvidas sobre a motivação do professor e apresento alguns resultados da minha tese de doutorado intitulada Crenças, motivação e agenciamento político de professores de espanhol: formando uma comunidade de prática, defendida em 2019. Na minha pesquisa, investiguei a motivação de professores de espanhol na cidade de Montes Claros/MG após a participação desses docentes em uma comunidade de prática. O principal objetivo deste artigo é apresentar as contribuições da minha pesquisa para os avanços dos estudos da motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosPPGEL da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Referências

BERGILLOS, F. J. L. La motivación y el aprendizaje de una L2/LE. Vademécum: para la

formación de profesores, Madrid, jan. 2005.

BOO, Z.; DÖRNYEI, Z.; RYAN, S. L2 motivation research 2005 - 2014: Understanding a

publication surge and a changing landscape. System, [s.l.], v. 55, p. 145-157, dez. 2015.

BRASIL. Lei nº 11.161, de 05 de agosto de 2005. Dispõe Sobre O Ensino da Língua

Espanhola. Brasília, DF: Diário Oficial da União.

BZUNECK, J. a.; GUIMARÃES, S. E. R. Crenças de eficácia de professores: validação da

escala de Woolfolk e Hoy. Psico-usf, [s.l.], v. 8, n. 2, p.137-143, dez. 2003. FapUNIFESP

(SciELO).

DÖRNYEI, Z. The L2 Motivational Self System. In: DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E.

Motivation, Language Identity and the L2 Self. Multilingual Matters, 2009.

DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. Motivation to learn another language: current socio-dynamic

perspectives. In: DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. Teaching and researching motivation.

Harlow: Pearson Education Limited, 2011. p. 74-99.

KUBANYOVA, M. Possible selves in language teacher development. In: DÖRNYEI, Z.;

USHIODA, E. (Ed.). Motivation, language identity and the L2 Self. Bristol: Multilingual

Matters, 2009, p. 314-332.

MOREIRA, H. A motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalhador

docente. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande, n. 19,

p. 209-232, jan./jun. 2005.

MOREIRA, H. Investigação da motivação do professor: a dimensão esquecida. Revista

Educação & Tecnologia, Curitiba, v. 1, n. 1, p.88-96, jan. 1997. Disponível em:

<http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1016>. Acesso em: 04 jun.

PIGOTT, J. A call for a multifaceted approach to language learning motivation research:

Combining complexity, humanistic, and critical perspectives. Studies in second language

learning and teaching, v. 02, n. 03, p. 349-366, 2012. Disponível em:

<https://pressto.amu.edu.pl/index.php/ssllt/article/view/5126>. Acesso em: 25 fev. 2016.

SOUZA, Jacqueline Ribeiro de. Crenças, motivação e agenciamento político de professores

de espanhol: formando uma comunidade de prática. 2019. 292 f. Tese (Doutorado),

Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos,

TURNER, J. C. Using Context to Enrich and Challenge our Understanding of Motivational

Theory. In: VOLET, S.; JÄRVELÄ, S. (Ed.). Motivation in Learning Contexts: Theoretical

Advances and Methodological Implications. New York: Pergamon Press, 2001. p. 85-104.

USHIODA, E. Language Learning at University: Exploring the Role of Motivational Thinking.

In: DÖRNYEI, Z.; SCHMIDT, R. (Ed.). Motivation and Second Language Acquisition.

University of Hawaii: Second Language Teaching and Curriculum Center, 2001. p. 93-125.

USHIODA, E., DÖRNYEI, Z. Motivation. In: GASS, S.; MACKEY, A. (Ed.). The Routledge

handbook of second language acquisition. New York: Routledg, 2012. p. 396-409.

WANINGE, F.; DÖRNYEI, Z.; BOT, K. Motivational Dynamics in Language Learning:

Change, Stability, and Context. The Modern Language Journal, v. 98, n. 3, p. 704-723, set.

Downloads

Publicado

2020-09-10 — Atualizado em 2020-09-15

Versões

Como Citar

Ribeiro de Souza, J. (2020). A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR: UM CONSTRUTO CONSTRUÍDO SOCIALMENTE. Revista Ciranda, 4(2), 02-16. https://doi.org/10.46551/259498102020014 (Original work published 10º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)