PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102020010

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Prática de Ensino. Formação de Professores.

Resumo

Nesta pesquisa, analiso as produções acadêmicas apresentadas no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ocorrido, no período de 2004 a 2016 com o objetivo de compreender o que essas produções têm revelado, considerando as concepções de formação de professores e de prática propostas/discutidas nas últimas décadas. Nas produções analisadas, constatamos que o estágio supervisionado e a prática de ensino trazem de forma recorrente a reflexão como fio condutor, e são considerados como um espaço de pesquisa, na perspectiva interdisciplinar e de intervenção/transformação, visando favorecer o conhecimento da realidade do profissional docente, a partir da problematização, teorização, reflexão, intervenção e redimensionamento da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Liliane Regis de. O papel dos estágios acadêmicos na formação profissional do administrador: estudo de caso na instituição de ensino superior “X”. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2006.

ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014. 156 p.

AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de; ABID, Maria Lucia Vital dos Santos. Os estágios supervisionados e os estilos de Orientação. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2006.

BARREIRO, Iraide Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Educação Superior: abrindo trilhas para investigar o inusitado no contexto do estágio supervisionado em orientação educacional. In: XII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2004, Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Universal: Diversidade, Mídias e Tecnologias na Educação, Anais Eletrônicos, 2004.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ l9394.htm> Acesso em 10.02.2008.

CAMPOS, M. Z. . A Prática nos cursos de licenciatura: reestruturação da formação inicial. In: ENDIPE - XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender lugares, memórias e culturas, Anais eletrônicos, 2008.

CARVALHO, Ana Jovina Oliveira Vieira de. Estágio Supervisionado E Narrativas (Auto) Biográficas: experiências de uma outra epistemologia da formação docente. In: ENDIPE - XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender lugares, memórias e culturas, Anais eletrônicos, 2008.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Estágio Supervisionado na formação docente. In: LISITA, Verbena Moreira; SOUSA, Luciana Freire (org.). Políticas Educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 113-122

DORNELES, Cleia Inês Rigon. et al. O estágio como uma estratégia de investigação das práticas pedagógicas dos alunos do curso de educação física da Inijuí. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2006.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de crianças. Ijuí-RS: Ed. Unijuí, 2003. 288 p.

GHEDIN, Evandro Luiz. Professor Reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.

GHEDIN, Evandro. A pesquisa como eixo interdisciplinar no estágio e a formação do professor pesquisador-reflexivo. In: XII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2004, Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Universal: Diversidade, Mídias e Tecnologias na Educação, Anais Eletrônicos, 2004.

GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Whasgthon Aguiar de. O estágio como aprendizagem dos processos de pesquisa. In: ENDIPE - XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender lugares, memórias e culturas, Anais eletrônicos, 2008.

KENSKI, Ivani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: PICONEZ, Stela. Bertholo. (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 9. ed. Campinas: Papirus,1994, p. 39-51.

KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In: PICONEZ, Stela C. B. (org.) A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2. ed. Campinas-SP: Papirus, 1994.

LEMOS, Ana Raquel Pereira. A prática de ensino sob forma de pesquisa e prática pedagógica no Curso de Pedagogia. . In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2006.

LIMA, Maria Socorro Lucena Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. 172 p. (Coleção Formar)

LIMA, Maria Socorro Lucena. A hora da prática: Reflexões sobre pratica de ensino e ação docente. 3. ed. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2004.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre estágio/prática de Ensino na Formação de Professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, p. 195-205, jan. 2008.

LINS, Carla Acioli. A Articulação Teoria-Prática: o papel da pesquisa na formação profissional. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2006.

MATTEI, Andréa Cristina; MALANCHEN, Julia. Prática de Ensino I: subsídios para uma reflexão sobre a estágio supervisionado na formação do professor. In: XII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2004, Curitiba. Conhecimento Local e Conhecimento Universal: Diversidade, Mídias e Tecnologias na Educação, Anais Eletrônicos, 2004.

MORAES, Pereira Gonzaga de Moraes de. A prática de ensino no curso de Pedagogia: um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996). Florianópolis – SC, 2000 Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

PICONEZ, Stela Conceição Berto (org.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 224 p.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

RAMOS, Rosenaide Pereira dos Reis; Wense Maria Izabel de Oliveira R. O Estágio supervisionado do curso de licenciatura na percepção dos professores-regentes. In: ENDIPE - XVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2016. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo:

cenas da educação brasileira . Mato Grosso. Anais eletrônicos, 2016.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SOUZA, Ana Lourdes Lucena de. O Estágio Supervisionado e a Formação do Professor na História da Educação Brasileira. In: ENDIPE - XVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2016, Mato Grosso. Prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira Anais eletrônicos, 2016.

SOUZA, Ana Lourdes Lucena de; Manuela Fonseca Grangeiro e Tânia Maria Rodrigues Lopes. Breve contexto histórico e experiências de estágio. In: XVIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2016.

Downloads

Publicado

2020-03-25 — Atualizado em 2020-09-10

Versões

Como Citar

Cássia Rodrigues Andrade, R. (2020). PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Revista Ciranda, 4(1), 125–143. https://doi.org/10.46551/259498102020010 (Original work published 25º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos