Diferenças etnoculturais na escola: Experiências de alunos Xakriabá em um espaço escolar não indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rc24482692202021

Palavras-chave:

Diferenças étnicas. Encontros interétnicos. Ambiente escolar.

Resumo

No espaço escolar se formam relações e encontros socioculturais distintos e a partir disso conflitos podem ser detectados. Realizou-se algumas reflexões com base em um levantamento preliminar acerca da maneira como as relações entre os indígenas da etnia Xakriabá e alunos não índios ocorrem em um espaço escolar não indígena. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como qualitativa e explicativa, utilizando como método de análise a fenomenologia e acessando os valores simbólicos e subjetivos que envolvem os construtos sociais destes indivíduos, perfilando-os nos pressupostos da Geografia Humanista Cultural. Utilizou-se de levantamento bibliográfico e trabalho de campo. Identificou-se na pesquisa evidências de que a diferença etnocultural transfigura-se em elemento que desperta conflitos, atos de racismo e bullying no espaço escolar. Isso torna importante dar visibilidade aos grupos de estudantes considerados como não hegemônicos, neste caso os alunos Xakriabá, para que possam apontar atos preconceituosos contra sua etnia e reivindiquem suas demandas, no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Leonardo José dos Reis Coimbra de Melo, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, Brasil

É Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ademir Divino Vaz, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Pires do Rio, Goiás, Brasil

É Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus de Pires do Rio.

Maria Geralda de Almeida, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, Brasil

É Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Université de Bordeaux III, pós doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona, em Geografia Cultural pela Université Laval, Universita Degli Studi Di Genova e Universite de Paris IV Paris-Sorbonne. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

MELO, L. J. dos R. C. de; VAZ, A. D.; ALMEIDA, M. G. de. Diferenças etnoculturais na escola: Experiências de alunos Xakriabá em um espaço escolar não indígena. Revista Cerrados, [S. l.], v. 18, n. 02, p. 344–370, 2020. DOI: 10.46551/rc24482692202021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1892. Acesso em: 16 abr. 2024.

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