Educação a Distância: Perspectivas e Análise da UAB – UNIMONTES

Autores

DOI:

10.46551/rc24482692202403

Palavras-chave:

Educação a Distância, UAB Unimontes, Tecnologias

Resumo

O Ensino Remoto vem ganhando cada vez mais importância tanto no âmbito da educação básica quanto no ensino superior. Essa modalidade educacional é realizada por meio das tecnologias da comunicação e da informação, em que docentes e discentes estão separados geograficamente e/ou em diferentes momentos. O presente trabalho visa analisar a importância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Unimontes no contexto de ampliação e interiorização de cursos e programas de ensino superior via educaçãodistância. A nossa investigação consiste na pesquisa de cunho bibliográfico crítico-teórico, dedutivo e analítico. Utiliza-se para discussões autores, como Vilaça (2010), Vermelho (2014), Santiago (2010), Sava (2018), Landim (1997), Pereira (2021), Oliveira (2019), Brasil (2005), Alves (2011), Britto (2016), dentre outros. Nesse sentido, pretende-se apresentar, em especial, as perspectivas do ensino a distância na UAB- Unimontes, identificando as abordagens, avanços encontrados e oportunizados pela modalidade de Educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Cássia Queiroz Silva, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil

É Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES e leciona a disciplina de Geografia na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Endereço: Av. Prof. Rui Braga, s/n - Vila Mauriceia, Montes Claros - MG, 39401-089.

Jaciane Muniz de Aguiar, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil

É Graduada em Letras Português e Mestre em Letras Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica, Uberlândia - MG, 38408-100.

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil

É Graduado em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP/Presidente Prudente); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Endereço: Av. Prof. Rui Braga, s/n - Vila Mauriceia, Montes Claros - MG, 39401-089.

Referências

ALVES, Lucineia. (2011). Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, [S./l.], v. 10. p. 83-92, 2011.

BATISTA, Carla Jeane Farias; SOUZA, Marisa Magalhães. Educação a distância no Brasil: regulamentação, cenários e perspectivas. Revista Multitexto, [S./l.], v. 3, n. 02, p. 11-15, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html. Acesso em: 20 set. 2023.

BRITTO, Lidiane Campos et al. Motivos da escolha da educação a distância: o aluno como consumidor. Revista de Administração IMED, v. 6, n. 2, p. 206-220, 2016.

CEAD UNIMONTES. Educação a Distância. 2023. Disponível em: https://www.ead.unimontes.br/index.php/artigos/institucional/informacoes-gerais-ceadunimontes. Acesso em: set. 2023.

GOMES, Maria Auxiliadora Amaral Silveira. Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco. 2015. 173 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, ago 2006.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação à distância. Revista educação à distância, [S./l.], v. 4, n. 5, p. 7-25, 1993.

MACHADO, Liliane Campos. Formação, saberes e práticas de formadores de professores: um estudo em cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. 2009. 292 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.

MATOS, Christine Martins de. Quem somos - EAD Unimontes. EadUnimontes.br. 2023. Disponível em: https://www.ead.unimontes.br/index.php/institucional/quem-somos. Acesso em: 07 set. 2023.

MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SOUSA, Angélica Silva de. A educação a distância: princípios e fundamentos. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 3-16, 2020.

OLIVEIRA, Aldimária Francisca P. et al. Educação a Distância no mundo e no Brasil. Revista Educação Pública, [S./l.], v. 19, n. 17, p. 1-6, 2019.

PEREIRA, Jaqueline Gomes; RODRIGUES, Ana Paula. O ensino a distância e seus desafios. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [S./l.], v. 07, n. 6, p. 05-20, 2021.

LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: s.n.1997.

MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SANTIAGO, Andréa Maria Oliveira Versiani. A Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Curso Normal Superior Modular Emergencial: uma análise da experiência da UNIMONTES. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) – Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, 2010.

SAVA, Pedro Pascoal; DIAS, Ana Cecilia Machado; FARIAS, Helena Portes Sava de; FARIAS, Bruno Matos de. A educação à distância no ensino de graduação no Brasil. São Carlos: CIET/EnPED, 2018.

VERMELHO, S. C. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Educar em Revista, Curitiba, v. 4, p. 263-268, 2014.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Educação a Distância e Tecnologias: conceitos, termos e um pouco de história. Revista Magistro, [S./l.], v. 2, n. 2, p. 89-101, 2010.

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

SILVA, Karine Cássia Queiroz; AGUIAR, Jaciane Muniz de; BORTOLO, Carlos Alexandre de. Educação a Distância: Perspectivas e Análise da UAB – UNIMONTES. Revista Cerrados, [s. l.], v. 22, n. 01, p. 58–75, 2024. DOI: 10.46551/rc24482692202403. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/7018. Acesso em: 14 jul. 2024.