Capacidade de armazenagem de produtos agrícolas em armazéns dos municípios da mesorregião Norte de Minas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rc24482692202123%20

Palavras-chave:

Armazém Agrícola. Grãos. Mesorregião Norte de Minas.

Resumo

A armazenagem é um dos processos mais importantes quem compõem a cadeia produtiva, a logística e o agronegócio. Neste último, o processo de armazenagem torna possível o aumento da produção de grãos, a distribuição e a estabilidade no mercado. Tendo em vista a importância da armazenagem agrícola para o agronegócio, o presente estudo têm como objetivo geral analisar a capacidade estática de armazenagem de produtos agrícolas em armazéns dos municípios da mesorregião Norte de Minas nos anos 2015 e 2020. Através de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa foi possível realizar o levantamento dos dados. Para a realização das análises os dados foram obtidos através do Sistema da Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (SICARM/Conab). Através das análises realizadas foi possível inferir que os municípios de Montes Claros/MG e Buritizeiro/MG possuem maiores percentuais de armazéns do tipo convencional nos períodos analisados. Quanto aos armazéns do tipo graneleiro, os municípios de Buritzeiro/MG, Chapada Gaúcha/MG e Pirapora/MG apresentaram os maiores percentuais. Os municípios que possuem maior percentual de capacidade de armazenagem de grãos em armazéns convencionais são Montes Claros/MG e Buritizeiro/MG. No que tange aos armazéns graneleiros, os municípios com as maiores capacidades de armazenamento foram Buritizeiro/MG, Chapada Gaúcha/MG e Pirapora/MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil

É Graduado em Administração e Mestre em Desenvolvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Natália Daniella Santos Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil

É Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Thamires Alves Gomes, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil

É Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Referências

ACKERMAN, Kenneth B. Warehousing: Origins, History and Development. In: Practical Handbook of Warehousing. Boston: Springer, 1990.

ALEIXO, Nathália Camargos de; SILVA, Adrielle Marques Mendes da. Análise da capacidade estática de armazenamento de grãos no Estado de Goiás. Goiânia: UniRV, 2015. Disponível em: <http://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/NATHALIA%20-%20ANALISE%20DA%20CAPACIDADE%20ESTATICA%20DE%20ARMAZENAGEM%20DE%20GRAOS%20NO%20ESTADO%20DE%20GOIAS.pdf> Acesso em: 01 de novembro de 2020.

AZEVEDO, Loianny Faria; et. al. A capacidade estática de armazenamento de grãos no Brasil. Rio de Janeiro: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável, 2008.

BATALHA, Mário Otávio. Gestão agroindustrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

BIAGI, João Domingos; BERTOL, Ricardo; CARNEIRO, Marcelo Cristiano. Armazéns em Unidades centrais de Armazenamento. In: LORINI, Irineu; MIIKE, Lincoln Hiroshi; SCUSSEL, Vildes Maria. Armazenagem de Grãos. Jundiaí/SP: Instituto Bio Geneziz, 2002. p. 157-174.

CAIXETA FILHO, José Vicente. A logística do escoamento da safra brasileira. São Paulo: CEPEA/USP, 2006.

CALLADO, Antônio André Cunha. Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2006.

COMPANHIA DE ARMAZÉNS E SILOS DE MINAS GERAIS. Armazenagem. Belo Horizonte: CASEMG, 2020. Disponível em: <http://www.casemg.gov.br/index.php/servicos/texte/> Acesso em: 18 de abril de 2020.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB. Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras – SICARM. Brasília: Conab, 2020. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/armazenagem/sistema-de-cadastro-nacional-de-unidades-armazenadoras-sicarm-1> Acesso em: 20 de abril de 2020.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB. Situação da Armazenagem no Brasil - 2006. Brasília: Conab, 2007.

COSTA, Dayane Stephanie Maia; RUAS, Kethlin Freire; PEREIRA, Anete Marília. As Potencialidades da região semiárida do Norte de Minas Gerais: Análise do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010. Disponível em: < http://www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=3709> Acesso em 08 de Fevereiro de 2015.

COSTA, Ricardo Coelho da; TOSTA, Edmar José. Armazenagem: diagnóstico e perspectivas. Revista de Política Agrícola, 4(3), p. 18-27, 1995.

DAVIS, John H.; GOLDBERG, Ray A. A concept of agribusiness. Boston: Harvard University. 1957.

FREDERICO, Samuel. O Novo Tempo do Cerrado: expansão dos fronts agrícolas e controle do sistema de armazenamento de grãos. 2008. 273 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

LACERDA FILHO, Adílio Flauzino; SILVA, Juarez de Sousa e.; REZENDE, Ricardo Caetano. Estruturas para Armazenamento de Grãos. In: SILVA, Juarez de Sousa e. Secagem e Armazenagem de Produtos Agrícolas. Viçosa: Editora Aprende Fácil, CD-ROM, 2000.

LEITE, Guilherme Leão Dias. Capacidade de Armazenamento e Escoamento de Grãos do Estado do Mato Grosso. 2013. 34 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

NOGUEIRA JR., Sebastião; TSUNECHIRO, Alfredo. Pontos críticos de armazenagem de grãos no Brasil. São Paulo: IEA, 2011.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

OWEN, Susan Hesse; DASKIN, Mark S. Strategic facility location: a review. European Journal of Operational Research, [S./l.], v. 111, n. 3, p. 423-447, 1998.

PUZZI, Domingos. Abastecimento e Armazenagem de Grãos. Campinas: Instituto Campineiro, 2000.

Rocha, F.V. et al. (2014). Fatores Que Afetam A Decisão do Produtor em Investir em Novos Armazéns

Agrícolas. In: XVII SemeAd, 2014, São Paulo, SP, Brasil. XVII SemeAd - Anais, FEA-USP.

Rocha, F.V. et al. (2014). Fatores Que Afetam A Decisão do Produtor em Investir em Novos Armazéns

Agrícolas. In: XVII SemeAd, 2014, São Paulo, SP, Brasil. XVII SemeAd - Anais, FEA-USP.

Rocha, F.V. et al. (2014). Fatores Que Afetam A Decisão do Produtor em Investir em Novos Armazéns

Agrícolas. In: XVII SemeAd, 2014, São Paulo, SP, Brasil. XVII SemeAd - Anais, FEA-USP.

ROCHA, Fernando Vinícius da et al. Fatores que afetam a decisão do produtor em investir em novos armazéns agrícolas. In: XVII SemeAd, São Paulo: FEA-USP, 2014.

RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Gestão Estratégica da Armazenagem. São Paulo: Aduaneiras, 2003.

SILVA, Juarez de Sousa e. Pré-processamento de produtos agrícolas. Juiz de Fora/MG: Instituto Maria, 1995.

SILVA, Juarez de Sousa e; CAMPOS, Marilson Gonçalves; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos. Armazenagem e comercialização de grãos no Brasil. In: SILVA, Juarez de Sousa e (Org.). Secagem e armazenagem de produtos agrícolas. 2. ed. Viçosa/MG: Aprenda Fácil, 2008. p. 8-27.

TOMPKINS, James. A.; SMITH, Jerry. D. The Warehouse Management Handbook. Raleigh: Tompkins Press, 1998.

VIANA, João José. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

2021-08-01

Como Citar

BEIRÃO, Éder de S.; SILVEIRA, N. D. S.; GOMES, T. A. Capacidade de armazenagem de produtos agrícolas em armazéns dos municípios da mesorregião Norte de Minas. Revista Cerrados, [S. l.], v. 19, n. 02, p. 161–182, 2021. DOI: 10.46551/rc24482692202123 . Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3317. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)