Educação ambiental e Geografia: uma contribuição à sociedade em via de possíveis mudanças

Autores

  • Karine de Siqueira Camilo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Yara Maria Soares Costa da Silveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Geografi a. Transformação. Meio Ambiente.

Resumo

A sociedade moderna é consumista, mas não alheia às transformações oriundas da globalização e trouxe impactos principalmente ao meio ambiente. Fato este que despertou a sociedade para um possível processo de transição, tornando-a mais consciente de seu papel na coletividade. Isso implica mudança de atitude e de comportamento que podem ser adquiridas com a inserção da Educação Ambiental nas escolas e no cotidiano da população. O que despertou o interesse por este trabalho que tem como objetivo analisar a importância e contribuição da Educação na compreensão da dinâmica sociedade e natureza
e sua responsabilidade diante dos atuais problemas ambientais. O procedimento metodológico se deu por pesquisa bibliográfi ca. Neste sentido a Educação Ambiental deve ser implantada como processo educativo e integrada a disciplina de Geografi a que seria um instrumento fundamental para orientar as ações futuras a respeito do Meio Ambiente e sua manutenção. Este deverá ser planejado de forma operacional, almejando novas oportunidades de desenvolvimento sustentável. A partir do estudo realizado é possível inferir que a Geografi a e a Educação Ambiental são apenas possibilidades de acertos e erros, mas, sempre deixando sua contribuição para a construção de conhecimentos e posteriores planejamentos, com vistas a uma nova ética sócio-ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine de Siqueira Camilo, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Geografi a. Pós-graduanda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional/UNIMONTES. Professora da rede Municipal de ensino de Montes Claros/MG.

Yara Maria Soares Costa da Silveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Departamento de Geociências – UNIMONTES.

Referências

AMORIN FILHO, O. B. Topofi lia, Topofobia e Topocídio em MG. In Rio, D.V.; BRASIL, Legislação do meio ambiente. Compilação organizada para a LTr Editora: HB Textos. São Paulo: LTr, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. LDB - Lei de diretrizes e Base da Educação (Lei nº 9.394 de 1996). Brasília: MEC, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

_______, Ministério da Educação-MEC- PCN+ - Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio - Geografi a. Brasília: MEC, 1999.

CURY, A. J. Pais Brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

GUIMARÃES, M. Sustentabilidade e Educação Ambiental in Gerra, A. J. T.; A Questão Ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

IBAMA. Como o Ibama exerce a educação ambiental. Brasília: Ibama, 2006.

JACOBI, P.. Educação Ambiental e Cidadania. In: CASCINO, F.; JACOBI, P.; LEI DE DIRETRIZES E BASES nº. 9.394 de 1996:

LEITE, A. L. T. de A., MEDINA, N. M.; EDUCAÇÃO ambiental: curso básico a distância: documentos e legislação da educação ambiental. Brasília: MMA, 2001.

MEDINA, N. M; SANTOS, E. da C.; Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 1999.

MINAS GERAIS. Secretária de Estado da Educação. CBC - Conteúdo Básico comum. Proposta Curricular de Geografi a do Ensino Médio, 2007.

NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: espaço e tempo, razão e emoção. 4ª ed. 5 reimpr.-São Paulo: Editora Universitária de São Paulo,2009-(Coleção Milton Santos;1) Págs 113-126 (Espaço e A Noção de Totalidade).

______________. Por Uma Geografi a Nova. 3ª Ed.São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

Tuan,Y. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

VESENTINI, J.W. Geografi a critica e ensino. in: OLIVEIRA, A.U. de (org), Para onde vai o Ensino da Geografi a? (Repensando o ensino). São Paulo: Contexto, 1982.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

CAMILO, K. de S.; SILVEIRA, Y. M. S. C. da. Educação ambiental e Geografia: uma contribuição à sociedade em via de possíveis mudanças. Revista Cerrados, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 104–115, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3029. Acesso em: 28 mar. 2024.