As bases da região de Montes Claros/MG: uma resumida leitura geológica e geomorfológica

Autores

  • Marina de Fátima Brandão Carneiro Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Região de Montes Claros. Placas Tectônicas. Tempo Geológico. Bases Geológicas e Geomorfológicas.

Resumo

Este artigo apresenta uma resumida leitura sobre as formações geológicas e geomorfológicas que constituem as bases da região de Montes Claros, MG. Fundamenta-se numa concepção da Terra como um sistema dinâmico ou de sistemas de transformações em constante interação, isto é, o sistema das placas tectônicas, que envolve forças controladas pelo calor interno do planeta e o sistema climático, controlado pelo calor do sol, atuando sobre a superfície terrestre ao longo do tempo geológico. Daí percebe-se que as feições geológicas e geomorfológicas da região estão organizadas segundo um padrão que reflete a evolução tectônica de longo tempo dos continentes e pela orogênese Brasiliana, evento tectônico que ocorreu no final do Neoproterozóico e início da Paleozóica, há cerca de 750-450 milhões de anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina de Fátima Brandão Carneiro, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora Pesquisadora do Departamento de Geociências, CCH, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Referências

ALMEIDA, F. F. M. de. O Cráton do São Francisco. Revista Brasileira de Geociências. São Paulo,7 (4), p. 349-364. 1977.

JATOBÁ, Lucivânio. A Dinâmica das Placas Litosféricas. Notas e Comunicações de Geografia. Série Textos Didáticos, nº 30. Recife: UFPE, 2002.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Instituto de Geo-Ciências Aplicadas. Mapa Geomorfológico – Montes Claros. Belo Horizonte, 1977. 1 mapa color. Escala 1:500.000

PRESS, Frank et al.. Para entender a Terra. Tradução de Rualdo Menegat... [et al.]. – 4 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2006.

SAADI, Allaoua. Ensaio sobre a morfotectônica de Minas Gerais. 1991.(Tese para o Concurso de Professor Titular do IGC-UFMG). Belo Horizonte: IGC-UFMG, 1991.

UHLEIN, A.; TROMPETTE, R. & EGYDIO-SILVA, M.. Rifteamentos superpostos e tectônica de inversão na borda sudeste do Cráton do São Francisco. Disponível em: http://www.igc.ufmg.br/geonomos/PDFs/3_1_99_107_Uhlein.pdf

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

CARNEIRO, M. de F. B. As bases da região de Montes Claros/MG: uma resumida leitura geológica e geomorfológica. Revista Cerrados, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 91–100, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2952. Acesso em: 29 nov. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>