O ensino da Geografia na atualidade: desafios e perspectivas

Autores

  • Janete Aparecida Gomes Zuba Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

educação geográfica; diversidades; perspectivas.

Resumo

O mundo globalizado, cujas transformações exigem novos saberes, fez surgir a exigência de novas práticas educativas, na tentativa de substituir as idéias tradicionais na formação do saber. Enfrentar os desafios propostos exige, simultaneamente, uma reforma do pensamento e uma reforma do ensino. Face a essas transformações, a Geografia, como matéria que se ocupado território, deve levar em conta essas transformações não somente na incorporação dos conteúdose temas a serem trabalhados, mas também na metodologia e as atitudes a desenvolverem sala de aula, bem como as expectativas dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Aparecida Gomes Zuba, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora de Prática de Formação e Estágio Supervisionado no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Trajetória e compromisso da geografia brasileira. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A Geografia na sala de sula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 9-13. Repensando o Ensino.

CALLAI, Helena Coppeti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000, p. 83-134.

______. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. IN: CASTROGIVANNI, Antônio Carlos et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2003, p. 58–63.

CALLAI, Helena Coppeti; CALLAI, Jaeme Luiz. Grupo, espaço e tempo nas séries iniciais. In: CASTROGIVANNI, Antônio Carlos [et. al.] Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2003, p. 65 – 75.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.

_______. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Educação geográfica: teorias e prática docentes. São Paulo: Contexto, 2005. p. 66-78.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia da pesquisa educacional. SãoPaulo: Cortez, 1997.

GUREVICH, Raquel. Conceptos y problemas em geografia. herramientas básicas para una propuesta educativa. Em: Aisemberg, B. y S. Alderoqui (comp). Didácticas de las Ciencias Sociales II. Teorías con prácticas. Buenos Aires: Paidós, 1998.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. SãoPaulo: Hucitec, 1996.

_______. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1997.

VESENTINI, José William. Realidades e perspectivas do ensino de geografia no Brasil. In: VESENTINI, José William (org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 219-248.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2005-2009. Montes Claros, 2005. Disponível em: <http://www.unimontes.br/arquivos/legislacao/PDI-UNIMONTES-V.2-2005-2009V3.pdf>. Acesso em: 06 de mar. de 2006.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Como Citar

ZUBA, J. A. G. O ensino da Geografia na atualidade: desafios e perspectivas. Revista Cerrados, [S. l.], v. 4, n. 01, p. 109–118, 2006. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2921. Acesso em: 20 ago. 2022.