Um “Stopots” no Ensino de Geografia: proposições metodológicas para a abordagem dos conhecimentos geográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg26752395202215973

Palavras-chave:

Jogo Stopots, Ensino-aprendizagem, Ensino de Geografia

Resumo

A presença dos jogos em nossa sociedade data desde a antiguidade quando os seres humanos já desenvolviam e praticavam diferentes modalidades destas atividades, representando, em sua maioria um momento de socialização, criando um ambiente de desafios individuais e/ou coletivos e de aprendizagem. Sendo um recurso que requer concentração, foco, agilidade, capacidade de percepção e apreensão urge o seguinte questionamento: como os jogos podem ser apropriados enquanto dispositivos didático-pedagógicos para a abordagem de conceitos e temas da ciência geográfica? Diante disso, este artigo objetiva analisar as potencialidades do jogo digital Stopots, como artefato didático-pedagógico para a abordagem de conteúdos da Geografia Escolar, por meio da experiência de aplicação em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental; visto que este tipo de atividade estimula a competitividade, o raciocínio, escrita e associação com conhecimentos geográficos prévios. Durante o desenvolvimento, analisamos os recursos disponíveis e as possibilidades de uso; a forma como os conteúdos podem ser trabalhados/acionados e como foi o desempenho dos/as alunos. Os resultados obtidos apontam que a referida plataforma pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar ou revisar conteúdos de forma interativa e colaborativa, sem restrições quanto à modalidade presencial ou remota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadson Santiago dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Estudos Territoriais – Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Pós-graduando em Ensino de Geografia - Universidade Estadual Santa Cruz. Licenciado em Geografia – Universidade do Estado da Bahia. Professor da Educação Básica.

Manuela Evangelista da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Estudos Territoriais – Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia - Centro Universitário Leonardo da Vici. Licenciada em Geografia – Universidade do Estado da Bahia – Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES.

Referências

ALMEIDA, Ítalo D’Artagnan. Novas tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de Geografia: um olhar sobre o ensino público de Recife. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Geografia, Recife, 2016.

BATISTA, César Augusto Santos; CAMILO, Gabriel Andrade; SABINO, João Victor Pereira; REIS, Matheus de Oliveira. Aplicação de ferramentas virtuais de apoio didático a docentes de Geografia no período do ensino emergencial: no ar o podcast “arrevoada”. In: I Congresso Latino-americano de ensino de Geografia. Anais eletrônicos... Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021, p. 942-953.

BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia Escolar. Dissertação. Mestrado em Ensino e História das Ciências da Terra. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. 126 p.

GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: GENTILI P. (org.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. CNTE: Brasília, 1996.

GIROTO, Eduardo Donizeti. Dos PCN a BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ, n. 30, p. 419-439, 2017.

LIMA, Sara Pimenta; PINHEIRO, Maria Gracilene de Carvalho; CARVALHO;, Diego Fogaça. O uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia: inventário de práticas publicadas entre 1999-2020 em periódicos da área de ensino. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 4, nº 2, p. 291-312.

LOPES, O. R. Jogo “ciclo das rochas”: um recurso lúdico para o ensino de geociências. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências (Mestrado). Campinas, 2007.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora, 2000.

NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza; CAVALCANTE, Társio Ribeiro. Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19. Revista Práxis Educacional, v.17, n. 45, p. 1-25, abr./jun 2021.

OLIVEIRA, Áurea Silva de; GÓES, Liliane Matos. Proposta de jogo digital nas aulas de Geografia. In: V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia – EREPEG -. Anais eletrônicos... Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021, p. 69-77.

SANTOS, Joana Luisa Barros dos; CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira; SILVA, Fábio Thierry Domingos da. Aprender ludicamente a Geografia do lugar: o jogo de tabuleiro Alavantú em Campina. In: V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia – EREPEG -. Anais eletrônicos... Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021, p. 318-330.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2002.

SURUAGY, Diva Cristina; AYASTUY, Asier Calaça; ALMEIDA, Jacqueline Praxedez de. Vamos jogar? A utilização do jogo eletrônico roleta das decisões nas aulas de Geografia. In: V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia – EREPEG -. Anais eletrônicos... Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021, p. 69-77.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Santos, J. S. dos ., & Silva, M. E. da. (2022). Um “Stopots” no Ensino de Geografia: proposições metodológicas para a abordagem dos conhecimentos geográficos. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 59–73. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202215973

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de Geografia