HIDROPAISAGENS DO VALE DO AÇU: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520202130134

Palavras-chave:

Hidrografia. Geoprocessamento. Mapas temáticos.

Resumo

Este relato de experiência visa apresentar um projeto de ensino associado à disciplina Hidrografia, ministrada no semestre 2019.1 e ofertada para o 4° período do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Açú). O projeto teve como objetivo mapear reservatórios e lagoas no Vale do Açu (RN) utilizando imagens do Google Earth o programa de geoprocessamento QGIS. Nas aulas, foram apresentadas as imagens dos mananciais superficiais e discutidos problemas relacionados a cada um deles. Em seguida, foram realizadas as aulas em campo, onde os alunos fizeram registros de problemas específicos e se discutiu a relação de uso do solo no seu entorno. Posteriormente, foram elaboraram os mapas de cada manancial. A experiência do projeto mostrou-se importante ao se estudar a disciplina com exemplos de mananciais mais perto da realidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiel de Alencar Guedes, Unversidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor  Doutor Curso de Geografia – Universidade do Estado Rio Grande do Norte.

Gerônimo da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Geografia - Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Aluízio Bezerra Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Geografia e Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Referências

MENEGHESSO, V.A. A Hidrografia local e as práticas escolares de professores de Geografia de Ibitinga – SP. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014.

QGIS – Um sistema de Informação Geográfica livre e aberto. Disponível em: <https://www.qgis.org/pt_BR/site/>. Acesso em: nov. 2019.

SANTOS, B. B.; BASTOS, M. N. P.; SILVA, M. M.; VARGAS, K. B. Propostas para o ensino de Hidrogeografia: o lugar como categoria de análise geográfica e o uso de recursos didáticos visuais. Geografia Física e as mudanças globais. Fortaleza: UFC, 2019, p.1-5.

SEGALA, F. J. O processo de ensino de Geografia a partir da hidrografia de Francisco Beltrão, PR. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Centro de Ciências Humanas, Francisco Beltrão, 2017.

UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. RESOLUÇÃO Nº 33/2017 – CONSEPE: Regulamenta o Projeto de Ensino de Graduação noscursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, 2017.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Guedes, J. de A., Costa, G. da S., & Bezerra Júnior, A. . (2020). HIDROPAISAGENS DO VALE DO AÇU: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 2(02), 130 -134. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520202130134

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências