Análise Espaço-Temporal da Mudança de Uso e Ocupação da Terra no Município de Cameta, Pará – 1985 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520241286306

Palavras-chave:

Mapbiomas, Uso e ocupação da terra, Geoprocessamento, Cametá

Resumo

As mudanças ambientais resultantes das ações humanas vêm se intensificando desde os séculos XIX e XX, estabelecendo a configuração socioespacial moldada pelo processo histórico de apropriação do lugar conforme os interesses da população envolvida. Em vários municípios do estado do Pará, incluindo Cametá, o processo de conversão da floresta primária em outras classes de uso da terra ocorre continuamente, independente da sua temporalidade e espacialidade. Nesse viés, esta pesquisa tem como objetivo analisar as dinâmicas das classes de uso e cobertura da terra no município de Cametá no intervalo de 30 anos (1985, 2005 e 2020), utilizandobases digitais do projeto MapBiomas e técnicas de geoprocessamento. Após o tratamento dos dados constatou-se que aFormaçãoFloresta foi a classe mais alterada, culminando em perda espacial principalmente para Pastagem e Formação Campestre, a classe Infraestrutura Urbanaapresenta a maior taxa de expansão territorial, contabilizando o crescimento de 280%de área. Conclui-se que apesar do diagnóstico de modificação da cobertura vegetal, os impactos ambientais presentes na área de estudo não foram tão expressivos. Por outro ângulo, a ampliação em demasia do espaço citadino traz um alerta para as autoridades competentes sobre as questões sociais, econômicas e ambientais na sede municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzi Gonçalves Farias, Universidade Federal do Pará

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - Núcleo Universitário de Limoeiro Do Ajuru. Participou como voluntária do projeto de pesquisa e extensão intitulado “Cartografia social das experiências de acordos comunitários de pesca de Limoeiro do Ajuru-PA”. É professora temporária na EMEF Coronel Novaes em Limoeiro do Ajuru – PA.

Carla Braga Pereira, Universidade Federal do Pará

Graduada em Geologia e Geoprocessamento; mestre em Geologia e Geoquímica (2015), tais títulos obtidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é doutoranda na linha de pesquisa Dinâmicas Socioambientais e Recursos Naturais na Amazônia no programa de pós-graduação da Geografia (UFPA). Tem experiência como professora substituta da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Faculdade de Geografia, no âmbito da Cartografia e Geoprocessamento.

Referências

ALVES, Raimundo Nonato Brabo; JUNIOR, Moisés de Souza Modesto. Agricultura de base ecológica de roça sem fogo em vegetação de capoeira para produção de mandioca em Cametá, Pará. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.

ANDRADE, Milena Marília Nogueira de; JUNIOR, Wilton Carvalho Vilhena. Mapeamento de Unidades Geoambientais do município de Cametá (Pará, Brasil). DELOS – Desarrollo Local Sostenible. v 11 n 33, 2018.

BATISTA, Katharine Tavares. Avaliação da sustentabilidade de agroecossistemas familiares agroextrativistas de açaizeiros na região das ilhas do município de Cametá, Pará. Dissertação (Mestrado) Núcleo de Ciencias Agrárias e Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Pará, 2013.

BERTRAND, Georges. Paisagem e geografa física global: esboço metodológico. Cadernos de Ciências da Terra, n. 13, Instituto de Geografa da Universidade de São Paulo, 1972 (Trad. Paysage et géographie physique globale: esquisse méthodologique, 1968).

BERTRAND, Georges. Paisagem e geografia física global, esboço metodológico; Revista RA ́EGA.n. 8, p. 141-152, 2004.

BARROS, Sheila Cristina Tavares. Diagnóstico da Qualidade Ambiental do Rio Cupijó (Cametá-Pará) e seu entorno. (Trabalho de conclusão de curso). Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém, PA, Brasil. 2006.

CABRAL, Cleiton Lopes. Percepção de Qualidade de Vida Urbana em Cametá-PA. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Belém, 2012.

CARVALHO, William Douglas de; MUSTIN, Karen; HILÁRIO, Renato Richard; VASCONCELOS, Ivan; EILERS, Viviane; FEARNSIDE, Philip Martin. Deforestation control in the Brazilian Amazon: A conservation struggle being lost as agreements and regulations are subverted and bypassed. PerspectEcol Conser17: 122-130, 2019.

CNN BRASIL, Desmatamento no Brasil: como começou, causas e cenário atual. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/desmatamento-no-brasil/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20organiza%C3%A7%C3%A3o,de%20desmatamento%20no%20mesmo%2 0ano>. Acesso em: 27 de julh. 2023.

CORRÊA, Rosivanderson Baia. Do Território Recurso ao Território Abrigo: modo de vida e o processo de valorização do açaí no município de Cametá-PA. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Belém, 2010.

COSTA, Clodoaldo Marques da. et al. Transição do uso e cobertura da terra no município de São Félix do Xingu – PA no período de 2008 a 2017. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2019.

DE OLIVEIRA, Arielly Batista; GARCIA Adson de Sousa; ROSA, Carolina Coelho.Análise patológica das casas de palafitas: um estudo de caso da cidade de Cametá-Pa. Encontro Brasileiro em madeiras e em estruturas de madeira – XVII EBRAMEM. Florianópolis – Santa Catarina. 2021.

DE AMORIM Almeida, Ivone Maria Xavier; VALENTE, Elizete Tenório. O cordão da bicharada: a participação de crianças na brincadeira de rua no carnaval de Juaba-Cametá/Pa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2022.

DIAS, Patrick Lobato. Análise multitemporal por imagens de satélite da expansão urbana da sede municipal de Abaetetuba-PA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e Agrimensura) Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2018.

DIAS, Filipe Gomes; DE LIMA, Aline Maria Meiguins. As mudanças de cobertura da terra em bacia hidrográfica sob pressão dos sistemas de uso e ocupação do território na amazônia oriental. Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, 2021.

FERRANTE Lucas. e FEARNSIDE Philip. Brazil’s new president and “ruralists” threaten Amazonia’s environment, traditional peoples and the global climate. Environ Conserv 46: 261-263, 2019.

FERREIRA, Leandro Valle; SANTOS, João Ubiratan Moreira dos; BASTOS, Maria de Nazaré do Carmo; CUNHA, Denise de Andrade. Primeira ocorrência de Drosera cayennensis Sagot ex Diels (Droseraceae) nas campinas do baixo rio Tocantins, estado do Pará, como subsídio à criação de novas unidades de conservação. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais 8(2): 223-230. Belém, 2013.

FURTADO, Symara Soares; BRONZE, A. B. S.; LOPES, E. L. N.; MONTEIRO, H. S. A.; REDIG, M. do S. F.; FURTADO, S. S.; VASCONCELOS, O. M. de; MORAES, C. H. C. Parâmetros Morfológico em Matrizes de Carapa Guianensis AUBL e Carapa Procera D.C em Agroecossistemas de Várzea no Município de Cametá-PA. Agroecologia: métodos e técnicas para uma agricultura sustentável, vol. 3, 2020.

FILHO, Miguel Gonçalves Sepêda. SANTOS, Márcia Cristina. Estudo das Diretrizes do Plano Diretor Municipal de Cametá-PA: reflexões sobre a área central da cidade. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luís/MA, 2016.

GAIA, E.P.; TORRES, W.M.P. Campos de Natureza em “Terras de Notáveis”: Cartilha para compreensão e valorização de um ecossistema cametaense. Disponível em <https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2273> Acesso em maio de 2022.

GLOBAL FOREST WATCH – BRAZIL. Disponível em: <https://www.globalforestwatch.org/dashboards/country/BRA> Acesso em: 27 de junho. 2023.

GUIMARÃES, Felipe Silva; BUENO, Guilherme Taitson. As campinas e campinaranas amazônicas. Caderno de Geografia, v. 26, n. 45, 2016.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro. Disponível em https://censo2010.ibge.gov.br/index.php Acesso em janeiro de 2022.

_______ Manual Técnico de Uso da Terra. 3 ed. Rio de Janeiro, 2013.

_______População estimada. IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de população e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referencia 1º de julho de 2021.

_______Divisão Territorial Brasileira – DTB 2020.

MARTINS, Egídio. Pescadores artesanais da colônia Z-16: relações de produção-formação e práxis políticas. Tese (Doutorado) Instituto de Ciências da Educação. UFPA, Belém, 2017.

MAPBIOMAS. Projeto MapBiomas – Coleção 6 da Série Anal de Mapas de Cobertura e Uso de Solo do Brasil, acessado em agosto de 2021 através do link: https://plataforma.brasil.mapbiomas.org/

MOREIRA, Mauricio A. Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação. 3ª ed. Viçosa/MG: UFV, 320p, 2007.

MORAES, Rafael Adighieri. Análise das mudanças do uso e da cobertura da terra em municípios com áreas de mineração na microrregião de Itabira, a partir de dados do MAPBIOMAS entre 1987 e 2017. Revista Engenharia de Interesse Social, v. 5, n. 6, p. 77-96, 2020.

MARETTI, C. Claudio; DE AZEVEDO, Irving Marta; FURLAN, Sueli Angelo;SMITH, Maira; DE BRITO, Maria Cecilia Wey;DURIGAN, Carlos; TATTO, Nilto; ESTUPIÑÁN, Guillermo; MINC, Carlos; CARVALHO, José Carlos; COSTA, Jose Pedro; SANTOS, Michel; OVIEDO, Antonio; SIMÕES, Juliana et al. A Necessária Recuperação das Instituições da Agenda Socioambiental. 2022.

PADINHA, Marcel Ribeiro. Em Terras Precárias Quem Tem Pouco é Centro: o papel das pequenas cidades na rede urbana amazônica: uma análise a partir de Cametá-PA. Dissertação (Mestrado em Geografia) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. UFPA, Belém, 2010.

PARÁ. Decreto nº 2.129, de 20/01/2022.

PEDRAS, Lúcia Ricotta. A Paisagem em Alexander Von Humboldt: o modo descritivo dos quadros da natureza. Revista USP, (46), p. 97-114. Disponível <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/32883>. Acesso em maio de 2022.

PIRAUX, Marc; SOARES, Daniel Sombra; SIMÕES, Aquiles. A diversidade socioespacial do território do Baixo Tocantins e impactos na agricultura familiar. In: SIMÕES, A.; BENASSULY, M. (Org.). Na várzea e na terra firme: transformações socioambientais e reinvenções camponesas. Belém: NUMA/UFPA, 77-114. 2017.

POMPEU, José Danuzio Pinto. Evolução Territorial e Urbana do Município de Cametá – Estado do Pará – Coleção Novo Tempo Cabano, Vol. I. Cametá – Pará, 2002.

REYDON, Bastiaan Philip; FERNANDES, VitorBukvar; TELLES, Tiago Santos. Land Use Policy Land governance as a precondition for decreasing deforestation in the Brazilian Amazon. Land Use Policy, v. 94, n. November 2017, p. 104313, 2020.

ROCHA, A. E. S. & S. V. COSTA NETO, 2019. Florística e fitossociologia do estrato herbáceo/arbustivo em 19 áreas de savanas amazônicas, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais. 14(2): 159-181, 2019.

SEBUSIANI, H. R. V.; BETTINE, S. D. Metodologia de análise do uso e ocupação do solo em micro bacia urbana. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, n. 1, p. 256-285. Taubaté, SP, 2011.

SILVA, George Caetano da. Monitoramento da Expansão Urbana no Município de Ribeirão das neves – MG, através do Processamento Digital de Imagens. Monografia (Especialização) Departamento de Cartografia. Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

SILVA, Caio Lima Braga. Cyperaceae Juss. nos campos de natureza de Cametá, Pará, Amazônia, Brasil. Tese de Doutorado. UFRA/Campus Belém. 2018.

TORNEAU, François-Michel Le; BURSZTYN, Marcel. Assentamentos Rurais na Amazônia: contradições entre a política agrária e a política ambiental. Ambiente & Sociedade, v. 13, n. 1, p. 111–130, 2010.

TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977. 91p.

VALE, Francinelli Angeli Francisco, TOLEDO, Peter Mann, VIEIRA, Ima Célia Guimarães,SANTOS JUNIOR, Roberto Araújo Oliveira (2020). Sustentabilidade municipal no contexto de uma política pública de controle do desmatamento no Pará. Economía, sociedad y territorio, 20(62), 685-717.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Farias, S. G., & Pereira, C. B. (2024). Análise Espaço-Temporal da Mudança de Uso e Ocupação da Terra no Município de Cameta, Pará – 1985 a 2020. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(01), 286–306. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520241286306