Transporte aéreo regional no estado de Mato Grosso do Sul: os fluxos de passageiros e a dinâmica empresarial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520221132154

Palavras-chave:

Transporte aéreo regional, Fluxos e fixos, Companhias aéreas, Passageiros, Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho busca analisar o setor de transporte aéreo regional no estado de Mato Grosso do Sul, abordando para isso o seu desenvolvimento com a finalidade de compreender como os fluxos aéreos são organizados na dinâmica da circulação. Sendo assim este estudo parte da análise sobre as principais companhias aéreas que atuam nos aeroportos com voos regulares localizados no interior do estado de Mato Grosso do Sul, como os aeroportos de Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas. Para isso nos atemos na atuação das companhias aéreas nesses aeroportos, tendo como base a distribuição territorial dos voos e o número passageiros no período de 2016 a 2019. Assim, metodologicamente nos pautamos em pesquisas bibliográficas, análise de dados estatísticos sobre os fluxos e os fixos aeroportuários, além da sistematização e elaboração de gráficos e mapas. Em síntese, entendemos que dois fatores influenciam na dinâmica do setor aéreo no estado: os interesses políticos e seus possíveis investimentos em infraestrutura e, o segundo fator é a atuação empresarial, que organiza todo o ordenamento territorial dos fluxos aéreos por meio da constituição de suas malhas, ou seja, da distribuição territorial de suas rotas e suas estratégias empresariais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhéssika Carvalho Moreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ana Paula Camilo Pereira Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande - MS.

Referências

AREDES, Airton. Transporte aéreo e turismo: a dinâmica dos fluxos por vôos charter e fretamentos domésticos de passageiros no Brasil. 2012. 390 f. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente, 2013.

BARAT, Josef. A evolução dos transportes no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto de Planejamento Econômico e Social, 1978.

BRASIL. ABEAR. Voar por mais Brasil. Agenda 2020. Disponível em: <https://www.abear.com.br/imprensa/agencia-abear/. São Paulo, SP. Acesso em: 20 dez. 2021.

BRASIL. Aeroportos Infraero. Histórico. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Infraestrutura. Convênios PROFAA. 2018. Disponível em:. Acesso em: 14 nov. 2021.

CAMILO PEREIRA, Ana Paula. Transporte aéreo regional no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia) 263f. Universidade Estadual Paulista/FCT. Presidente Prudente/SP, 2010.

CAMILO PEREIRA, Ana Paula. Asas da centralidade em céus conhecidos: A dinâmica empresarial no transporte aéreo brasileiro. 2014. 376 f. Tese (Doutorado em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CAMILO PEREIRA, Ana Paula; FONSECA, Rafael Oliveira. Mato Grosso do Sul: Transporte aéreo e a valorização de novos territórios. In: SILVA, W. G.; SILVA, P. F. J. (Org.). Mato Grosso do Sul no início do século XXI: Integração e desenvolvimento urbano-regional. Campo Grande, MS: Life Editora, p. 39-61, 2017.

CAMILO PEREIRA, Ana Paula, Transportes e circulação: Fixos, fluxos e dinâmicas econômicas no Estado de Mato Grosso do Sul - Brasil. Confins, 35. 2018. Disponível em: <http://journals.openedition.org/confins/13261>; Acesso em 30 nov. 2021.

CAMILO PEREIRA, Ana Paula. Geografia dos fluxos aéreos em Dourados-MS: uma análise da dinâmica territorial do capital. In: CALIXTO, M. J. M. S, MORENO, B. B, BERNARDELLI, M. L. H. O urbano em Mato Grosso do Sul: abordagens e leituras. Dourados, MS: Ed. UFGD, p. 77 – 106, 2020.

CANABARRO, Pedro. História da aviação do Brasil - parte 4. 2019. Disponível em: https://pilotos.org.br/2019/05/07/introduzindo-a-historia-da-aviacao-parte-4/.Acesso em: 29 dez. 2021.

CONTEL, Fábio. Os sistemas de movimento do território brasileiro. In: Santos, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

CRUZ, Patrícia Balbuena da. Interações espaciais pelo regional de Dourados (MS): análise dos fluxos por voos regulares e a relação com o PIB. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

DEVINCENZI, Andreza de Assis; SZUKALA, Nelson Medeiros. Táxi aéreo em Mato Grosso do Sul e sua importância para o turismo. Multitemas, Campo Grande, p. 87-90, 05 nov. 2016.

EDRA, Fátima Priscila Morela. A relação entre turismo e transporte aéreo. 2005. 109f. (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) – COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GALLO, Fabrício. A importância do Sistema de Movimento Aéreo Flexível na Integração Produtiva do Território Brasileiro: o papel dos contatos face a face na economia globalizada In: Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. Universidade de São Paulo – USP, p. 5671, 2005.

GALLO, Fabricio. A fronteira agrícola na região centro-oeste brasileira e a integração territorial do país: o papel decisivo da aviação. Associação dos Geógrafos Brasileiros, Porto Alegre, p. 1-15, maio 2009.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

LAMOSO, Lisandra Pereira. A infraestrutura como elemento organizador do território. In: SILVEIRA, Márcio Rogério; LAMOSO, L. P; MOURÃO, P. F. C. Questões nacionais e regionais do território brasileiro. São Paulo: Expressão Popular, p. 43-62, 2009.

LENCIONI, Sandra. Reestruturação urbano-industrial no estado de São Paulo: a região da metrópole desconcentrada. In: Espaço & Debates. São Paulo: NERU, n.38, p.54 – 61, 1994.

MARANEZI, Felipe Bastos. Transporte aéreo regional do Mato Grosso do Sul. 2014, 203f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2014.

NOVAES, Amilton Luiz. Política de indução ao transporte aéreo regional, desenvolvimento e integração em Mato Grosso do Sul. 2019. 565 f. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2019.

OLIVEIRA, A. V. M. Transporte aéreo: economia e políticas públicas. São Paulo: Pezco, 2009.

PINTO, Vera Tylde de Castro; FREIRE Heitor Rodrigues. Decolando daqui: História da aviação civil sul-mato-grossense. 2.ed. Campo Grande: Life, 2015.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3ª edição. São Paulo: Hucitec, 2002.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

Moreira, J. C., & Pereira, A. P. C. P. (2022). Transporte aéreo regional no estado de Mato Grosso do Sul: os fluxos de passageiros e a dinâmica empresarial. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 132–154. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520221132154