Occupational accidents in nursing professionals from primary health care and implemented interventions: integrative review

Autores

  • Amanda de Souza Miranda Faculdades Prominas - Montes Claros
  • Fernanda Ferreira Santos Faculdades Prominas - Montes Claros
  • Janaina Oliveira Farias Faculdades Prominas - Montes Claros
  • Jéssica Borges Lacerda Faculdades Prominas - Montes Claros
  • Maria Luiza Ribeiro Silva Faculdades Prominas - Montes Claros
  • Paulo Rodrigues Martins Faculdades Prominas - Montes Claros
  • Daniel Vinícius Alves Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Diego Dias de Araújo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Acidentes de Trabalho; Atenção Primária a Saúde; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Resumo: Objetivo: Identificar, na literatura, os principais acidentes ocupacionais em profissionais da enfermagem na Atenção Primária à Saúde, bem como as intervenções implementadas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada entre abril e maio de 2018. A busca dos estudos ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde. Adotou-se como critérios de inclusão: investigar acidentes ocupacionais em membros da equipe de Enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde, ser estudo primário, sem limite temporal do período de publicação, no idioma português e textos disponíveis na íntegra. Resultados: Foram encontrados três estudos que abordavam o tema proposto. O ano de publicação variou entre 2012 e 2018 e os Qualis dos periódicos foram B1(boa classificação), B2 (classificação satisfatória) e B3(classificação intermediária). O tipo de estudo mais comum foi o descritivo, com nível de evidência VI, considerado baixo nível de evidência científica.  Em relação aos acidentes ocupacionais, destacam-se os psicossociais e biológicos (100%) e quanto às intervenções implementadas 100% dos estudos apontaram a educação permanente em saúde como estratégia de prevenção. Conclusão: Torna-se pertinente abordar essa temática entre os profissionais de enfermagem da Atenção Primária à Saúde, orientando-os, principalmente por meio de estratégias de educação permanente em saúde, sobre os riscos ocupacionais potenciais e reais aos quais estão expostos para que possam utilizar medidas que promovam a segurança no ambiente de trabalho, o cuidado e manutenção da saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Dias de Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutor em Enfermagem. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem do PROMINAS e UNIMONTES.

Downloads

Publicado

2020-02-10

Como Citar

DE SOUZA MIRANDA, A. .; FERREIRA SANTOS, F.; OLIVEIRA FARIAS, J. .; BORGES LACERDA, J.; LUIZA RIBEIRO SILVA, M. .; RODRIGUES MARTINS, P. .; VINÍCIUS ALVES SILVA, D. .; DIAS DE ARAÚJO, D. . Occupational accidents in nursing professionals from primary health care and implemented interventions: integrative review. Revista Unimontes Científica, [S. l.], p. 1–19, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/839. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

II Congresso Nacional em Oncologia