Análise comparativa entre possíveis substitutos ao polipropileno em estrutura coletora de água da atmosfera.

Autores

  • Henrique Nunes Pereira Oliva Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC
  • Aparecida Daniela de Oliveira Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC
  • Douglas Emanuel Souza Veloso Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC
  • Eduardo Eugênio Cardoso Malveira Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC
  • Murilo Corradini Baruff Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC
  • Victor Lucas Fernandes Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC
  • Marcos Weuller Barbosa Henrich Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros FIP-MOC

Palavras-chave:

Warka Water, Malha coletora, Condensação.

Resumo

Objetivo: o presente trabalho apresenta uma estrutura biomimética denominada Warka Water, capaz de captar água da atmosfera por meio de condensação.  Desse modo, o estudo a seguir tem como objetivo a verificação da possibilidade de substituição da malha coletora de polipropileno por meio de experimentações, bem como a criação de um protótipo para ratificação da usabilidade do coletor. Metodologia: para o ensaio, foram adquiridos três tipos de malhas compostas por materiais distintos, porém similares ao polipropileno, as quais vieram a ser expostas a um vaporizador para analise do efeito de condensação. Em seguida, houve a construção do protótipo em questão. Resultados: A malha composta de nylon apresentou maior capacidade hidrofílica na fase de experimentação e, por conseguinte foi designada para a instalação no protótipo construído, porém,quando a estrutura foi submetida ao ambiente para captação, constatou-se que não houve a formação de gotas na malha coletora, todavia, os motivos para tal ocorrência foram explicitados e analisados no decorrer desse escrito. Conclusão: de acordo com os estudos apresentados por meio desse, é possível afirmar que os materiais analisados, apesar de possuírem características semelhantes ao polipropileno, deixam a desejar principalmente no que se refere à capacidade hidrofílica, portanto não são aplicáveis ao contexto do presente ensaio. Além disso, vale ressaltar que houve outros elementos influenciadores no resultado final, tais como a baixa umidade do ar no local do teste e a pouca predisposição, dos materiais estudados, a perderem calor para o meio, preconizando a necessidade de novas investigações em condições mais propícias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Progresso on Drinking Water and Sanitation – 2014 update, Genebra, Suíça, 2014.

BARROS, F. G. N.; AMIN, M. M. Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. v. 4, n. 1. Taubaté, São Paulo. 2007. p. 75-108.

VITTORI, A. An ideia to feed the world. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2017.

THE TITI TUDORANCEA. Montes Claros, Brasil: gráfico do clima. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2017.

ONU, Organização das Nações Unidas. Resolução 64/292, 108th Plenary Meeting, Genebra, Suíça, jul., 2010.

GRECCO, Felipe Trovatti. Coletor de orvalho Warka Water: sua aplicabilidade e exploração de uma fonte de água alternativa. 2015, 39 fls. Tese (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão – PA. 2015.

CALLISTER JUNIOR, William D.; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. Tradução de Sérgio Murilo Stamile Soares; Revisão de José Roberto Moraes D' Almeida. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2015. 817 p.

WARKA WATER. A New Vehicle For The Growth Of Local Productions. 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2020-02-10

Como Citar

NUNES PEREIRA OLIVA, H.; DANIELA DE OLIVEIRA, A. .; EMANUEL SOUZA VELOSO, D. .; EUGÊNIO CARDOSO MALVEIRA, E. .; CORRADINI BARUFF, M.; LUCAS FERNANDES, V.; WEULLER BARBOSA HENRICH, M. Análise comparativa entre possíveis substitutos ao polipropileno em estrutura coletora de água da atmosfera. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 83–94, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/830. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais